peoplepill id: danton-pinheiro-jobim
DPJ
Brazil
7 views today
7 views this week
Danton Pinheiro Jobim
Brazilian journalist, writer, lawyer and politician

Danton Pinheiro Jobim

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian journalist, writer, lawyer and politician
A.K.A.
Danton Jobim
Places
Gender
Male
Place of birth
Avaré, São Paulo, São Paulo, Brazil
Place of death
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Age
72 years
The details (from wikipedia)

Biography

Danton Pinheiro Jobim (Avaré, 8 de março de 1906 — Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1978) foi um advogado, jornalista, escritor, professor e político brasileiro que representou o Rio de Janeiro no Congresso Nacional.

Dados biográficos

Filho de Francisco Antenor Jobim e Joaquina Pinheiro Jobim. Estudou em Itápolis e depois fixou-se na cidade do Rio de Janeiro onde prosseguiu sua instrução até formar-se advogado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 1923 ingressou no jornalismo em O Trabalho, órgão de imprensa vinculado ao PCB e poucos meses depois foi trabalhar em A Noite sob a direção de Irineu Marinho, embora tenha publicado artigos no Correio da Manhã e O Globo. Posteriormente trabalhou ao lado de Mário Rodrigues em A Manhã e A Crítica. Passou por A Batalha, A Esquerda e Diário de Notícias até seguir rumo aos Diários Associados e ao Diário Carioca. Adversário do Estado Novo, foi comentarista de noticiário correlato à Segunda Guerra Mundial e antes dirigiu o Departamento de Propaganda e Turismo do Rio de Janeiro na interventoria de Amaral Peixoto. Filiado à legenda do PR após a redemocratização em 1945, regressou ao Diário Carioca no posto de colunista sendo alçado à secretário de redação e depois proprietário do jornal, posição da qual abdicou ao vender suas ações após a eclosão do Regime Militar de 1964, assumindo a presidência da Última Hora.

Em 1952 recebeu o Prêmio Maria Cabot na Universidade de Columbia e um ano depois presidiu um seminário sobre jornalismo na Universidade do Texas. No governo do presidente Juscelino Kubitschek foi conselheiro de imprensa e no exercício deste cargo foi conferencista na Universidade de Paris e professor no Centro de Estudos Superiores de Jornalismo da América Latina em Quito, órgão ligado à UNESCO. Fundou a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidiu a Associação Brasileira de Imprensa entre 1966 e 1972, falecendo antes de tomar posse em seu segundo mandato à frente da entidade.

Com a cassação de Mário Martins e de seu suplente por meio do Ato Institucional Número Cinco em 1969, a Guanabara ficou com uma vaga em aberto no Senado Federal e esta foi preenchida por Danton Jobim em 1970 quando este recebeu um mandato de quatro anos pelo MDB. Reeleito em 1974, passou a representar o novo estado do Rio de Janeiro após a fusão deste com a Guanabara em 15 de março de 1975 por meio de lei sancionada no Governo Ernesto Geisel.


Trabalhos publicados

  • Problemas do Nosso Tempo, 1938, Ensaios.
  • A Experiência Roosevelt e a Revolução Brasileira, 1940, Ensaio.
  • Para onde vai a Inglaterra?, 1942, Reportagem sobre o esforço britânico de guerra.
  • Introduction Au Journalism Contemporain", 1957, Ensaio.
  • O Ciclo da Doutrina de Monroe, 1960, Ensaio.
  • Espírito do Jornalismo, 1960, Ensaio.

Notas

Referências

Ícone de esboçoEste artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  • Portal da política
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Danton Pinheiro Jobim is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Danton Pinheiro Jobim
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes