Danton Pinheiro Jobim
Quick Facts
Biography
Danton Pinheiro Jobim (Avaré, 8 de março de 1906 — Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1978) foi um advogado, jornalista, escritor, professor e político brasileiro que representou o Rio de Janeiro no Congresso Nacional.
Dados biográficos
Filho de Francisco Antenor Jobim e Joaquina Pinheiro Jobim. Estudou em Itápolis e depois fixou-se na cidade do Rio de Janeiro onde prosseguiu sua instrução até formar-se advogado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em 1923 ingressou no jornalismo em O Trabalho, órgão de imprensa vinculado ao PCB e poucos meses depois foi trabalhar em A Noite sob a direção de Irineu Marinho, embora tenha publicado artigos no Correio da Manhã e O Globo. Posteriormente trabalhou ao lado de Mário Rodrigues em A Manhã e A Crítica. Passou por A Batalha, A Esquerda e Diário de Notícias até seguir rumo aos Diários Associados e ao Diário Carioca. Adversário do Estado Novo, foi comentarista de noticiário correlato à Segunda Guerra Mundial e antes dirigiu o Departamento de Propaganda e Turismo do Rio de Janeiro na interventoria de Amaral Peixoto. Filiado à legenda do PR após a redemocratização em 1945, regressou ao Diário Carioca no posto de colunista sendo alçado à secretário de redação e depois proprietário do jornal, posição da qual abdicou ao vender suas ações após a eclosão do Regime Militar de 1964, assumindo a presidência da Última Hora.
Em 1952 recebeu o Prêmio Maria Cabot na Universidade de Columbia e um ano depois presidiu um seminário sobre jornalismo na Universidade do Texas. No governo do presidente Juscelino Kubitschek foi conselheiro de imprensa e no exercício deste cargo foi conferencista na Universidade de Paris e professor no Centro de Estudos Superiores de Jornalismo da América Latina em Quito, órgão ligado à UNESCO. Fundou a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidiu a Associação Brasileira de Imprensa entre 1966 e 1972, falecendo antes de tomar posse em seu segundo mandato à frente da entidade.
Com a cassação de Mário Martins e de seu suplente por meio do Ato Institucional Número Cinco em 1969, a Guanabara ficou com uma vaga em aberto no Senado Federal e esta foi preenchida por Danton Jobim em 1970 quando este recebeu um mandato de quatro anos pelo MDB. Reeleito em 1974, passou a representar o novo estado do Rio de Janeiro após a fusão deste com a Guanabara em 15 de março de 1975 por meio de lei sancionada no Governo Ernesto Geisel.
Trabalhos publicados
- Problemas do Nosso Tempo, 1938, Ensaios.
- A Experiência Roosevelt e a Revolução Brasileira, 1940, Ensaio.
- Para onde vai a Inglaterra?, 1942, Reportagem sobre o esforço britânico de guerra.
- Introduction Au Journalism Contemporain", 1957, Ensaio.
- O Ciclo da Doutrina de Monroe, 1960, Ensaio.
- Espírito do Jornalismo, 1960, Ensaio.