Vladimir Netto
Quick Facts
Biography
Vladimir Netto (Caratinga, Minas Gerais, agosto de 1973) é um jornalista brasileiro que ganhou notoriedade ao escrever e publicar em 21 de junho de 2016 um livro sobre o juiz federal Sérgio Moro e pela cobertura à Operação Lava Jato. A obra de Netto tornou-se a mais popular dentre as que foram lançadas a respeito do juiz e em agosto de 2016 foi o livro mais vendido na categoria não ficção, posto que pertencia ao Padre Marcelo Rossi desde janeiro. Vladmir é repórter da Rede Globo e vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
No mesmo mês, o cineasta José Padilha, dos filmes Tropa de Elite e da série Narcos, comprou os direitos da obra de Vladimir. O conteúdo será usado no roteiro de um seriado sobre o escândalo de corrupção na Petrobras, previsto para estrear na Netflix em 2017.
Biografia
Vladimir é filho dos jornalistas Marcelo Netto e Miriam Leitão, irmão do também jornalista Matheus Leitão. Vladimir nasceu em Caratinga, Minas Gerais, e hoje mora em Brasília com a esposa e também jornalista, Giselly Siqueira, e as duas filhas, Manuela e Isabel. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), passou pelas redações de Jornal do Brasil, Veja e O Globo.
Premiações
- Embrapa de Reportagem, em 2008;
- Rede Globo de Jornalismo, em 2009;
- Rede Globo de Grande Furo de Reportagem, em 2012;
- Jornalistas & Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, em 2013;
- Furo de Reportagem, no Jornal Nacional, em 2013;
- Melhor Reportagem no Bom Dia Brasil, em 2014;
- Prêmio de Melhor Reportagem do Jornal Hoje, 2015, por ter revelado documentos de contas no exterior atribuídas a Eduardo Cunha e, em equipe, o de Grande Cobertura pelo noticiário sobre a Operação Lava Jato.
Bigliografia
Lava Jato – O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil, Editora Sextante, ISBN 9788568377086
Referências
Ligações externas
- Vladimir Netto no Facebook
- Vladimir Netto no Twitter