peoplepill id: valdomiro-silveira
VS
Brazil
5 views today
5 views this week
Valdomiro Silveira
Brazilian writer

Valdomiro Silveira

The basics

Quick Facts

The details (from wikipedia)

Biography

Valdomiro Silveira (Senhor Bom Jesus da Cachoeira, 11 de novembro de 1873 – Santos, 3 de junho de 1941) foi um escritor brasileiro, que se dedicou a representar, do ponto de vista literário, o caboclo/caipira, buscando retratar os seus costumes, o seu modo de vida, em obras como Os caboclos, a sua mais conhecida narrativa.

Parte da crítica literária considera-o como o precursor do regionalismo, , uma vez que foi um dos primeiros autores a dar voz ao dialeto caipira,num tempo em que o país se voltava contra o seu interior e, por extensão, ao seu habitante, ao seu linguajar, às suas tradições, considerando-os retrógrados e fonte de atraso nacional.Neste sentido, as publicações do autor constituem importante documento de uma época, de uma linguagem, de um modus vivendi sobre os quais se debruçam pesquisadores para analisar o seu universo literário.

Alfredo Bosi parece colocar em pé de igualdade Valdomiro Silveira e Afonso Arinos e, em sua História Concisa da Literatura Brasileira, afirma: “Arinos temperava a transcrição da linguagem mineira com um sensível comprazimento de prosa clássica; já em Valdomiro da Silveira predomina o gosto pela fala regional em si mesma (...).”

Frequentemente, estudos acadêmicos põem em diálogo a obra de Valdomiro Silveira com clássicos da nossa literatura como Guimarães Rosa, visto que boa parte da crítica pondera que o universo roseano tenha se inspirado especialmente na oralidade de autores como Valdomiro Silveira e João Simões Lopes Neto.

Biografia

Filho de João Batista da Silveira, promotor público, e Cristina da Silveira, o escritor passou sua infância e adolescência em Casa Branca, interior paulista, onde o pai exercia a sua profissão. Era o segundo dos oito filhos do casal. Ainda em Casa Branca, teria dado início à escrita dos primeiros contos regionais.

Formou-se em Direito na Faculdade de Direito de São Paulo. Em 1895, depois de concluir a faculdade, tornou-se promotor público e passou a atuar em Santa Cruz do Rio Pardo. Em 1905, transferiu-se para Santos, dedicando-se à advocacia, ao jornalismo e às letras. Em Santa Cruz do Rio Pardo, principiou a trabalhar as primeiras narrativas, sendo que boa parte de sua obra foi, inicialmente, publicada em jornais como A Semana, Revista do Brasil, Gazeta de Notícias e O Estado de São Paulo. O seu primeiro conto, “Rabicho”, foi publicado aos 21 anos de idade, pelo jornal Diário Popular.

Valdomiro da Silveira também foi deputado estadual , vice-presidente da Constituinte Paulistae Secretário de Educação do Estado de São Paulo. Também foi membro da Academia Santista de Letrase da Academia Paulista de Letras.

Casou-se em 1905 com Maria Isabel Quartim de Moraes. Tinha, então, já três filhos da primeira união e teve ainda mais três: Isa Silveira Leal, escritora, jornalista e novelista de rádio e televisão; Belkis, Valdo e Miroel Silveira, bacharel em Direito, crítico literário e contista, inclusive, premiado pela Academia Brasileira de Letras. Valdomiro Silveira é tio-avô da escritora Dinah Silveira de Queiróz, ocupante da cadeira número sete da Academia Brasileira de Letras.

Obras

O autor deixou os livros de contos Os caboclos (1920), Nas serras e nas furnas (1931), Mixuangos (1937), Leréias (1945, póstumo), além de várias narrativas ainda inéditas. Embora a diversidade cultural brasileira já tivesse sido tratada pelos autores românticos como José de Alencar, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, com Valdomiro da Silveira, o tipo humano ganha notoriedade, substituindo-se a pintura dos painéis regionais com a dita “cor local”.

Em Os caboclos, uma coletânea com 24 contos, há histórias como “Camunhengue”, que conta a trajetória de um homem que contrai lepra e, aos poucos, vai sendo expurgado do convívio familiar e social; “Os curiangos” traz a história do coveiro que, diante de uma onda sucessiva de mortes, vê o corpo inerte da mulher amada – a metáfora do voo dos curiangos ganha destaque no desenlace da narrativa. Há também contos com uma nota humorística como “Por mexericos” e “Valentia”, que representam duas sátiras à bravura.

Leréias , obra póstuma, que seria a produção literária preferida do autor, foi levada ao palco pelo ator Jandir Ferrari em 2018, sob o nome de “Lererias”, monólogo encenado na Cidade das Artes, Rio de Janeiro.

Os contos de Leréias trazem a voz do caboclo, em histórias “contadas por eles mesmos” – havendo, ao final do livro, um glossário para facilitar o entendimento do leitor urbano, não afeito ao vocabulário caipira.

O acervo do escritor encontra-se no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo,como é o caso de "Mucufos".

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Valdomiro Silveira is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Valdomiro Silveira
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes