Sidimundo
Quick Facts
Biography
Sidimundo (em latim: Sidimundus) foi um oficial federado bizantino de origem ostrogótica do século V, que esteve ativo durante o reinado do imperador Zenão I (r. 474–475; 476–491). Exceto por seu tio chamado Edoingo, nada se sabe sobre seus parentes. Apesar disso, o historiador Malco relatou que ele pertencia ao mesmo clã de Teodorico, o Grande (r. 474–526) e que, portanto, era um ostrogodo e membro da dinastia dos Amalos.
Sidimundo é citado em 479, quando habitava em um território concedido a ele pelo governo imperial próximo a Dirráquio, no Epiro. Muito provavelmente os termos deste acordo envolveram o fornecimento pelo Estado de um subsídio, em troca de seu auxílio militar quando necessário, ou seja, é plausível supor que era um federado. Segundo Herwig Wolfram, Sidimundo deve ter se dirigido para o Epiro em 359, quando o rei Valamiro (r. 447–465) estava saqueando a região.
Neste ano de 479, Teodorico, o Grande enviou-lhe uma mensagem solicitando sua ajuda para abrigar seu povo no Epiro. Segundo Malco, Sidimundo ludibriou a população de Dirráquio e os soldados bizantinos ali estacionados, de modo a conseguir deixar a cidade desocupada para os ostrogodos a tomarem. Para isso, ele visitou os cidadãos individualmente, afirmando que deveriam partir com suas riquezas para as cidades vizinhas ou as ilhas costeiras, pois, sob consentimento de Zenão I, os ostrogodos ocupariam a cidade. Após a conclusão do plano, Sidimundo envidou uma mensagem a Teodorico informando-lhe o ocorrido.
Bibliografia
- Bury, J. B. (2015). A History of the Later Roman Empire. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 110808317X
- Martindale, J. R.; Jones, Arnold Hugh Martin; Morris, John (1980). The prosopography of the later Roman Empire - Volume 2. A. D. 395 - 527. Cambridge e Nova Iorque: Cambridge University Press
- Wolfram, Herwig (1990). History of the Goths. Londres, Los Angeles e Berkeley: University of California Press. ISBN 9780520069831