peoplepill id: sergio-silva-monteiro
SSM
Portugal
1 views today
2 views this week
Sérgio Silva Monteiro
Portuguese politician

Sérgio Silva Monteiro

The basics

Quick Facts

Intro
Portuguese politician
Places
Work field
Gender
Male
Birth
Place of birth
Mangualde, Viseu, Portugal
Age
51 years
Education
University of Coimbra
The details (from wikipedia)

Biography

Sérgio Silva Monteiro (Mangualde, 19 de Fevereiro de 1974) é um gestor e político português. Foi Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações entre 2011 e 2015, durante o governo de Pedro Passos Coelho. Durante o seu mandato, Sérgio Monteiro participou ativamente em vários processos de privatização de empresas estatais (notavelmente os CTT e a TAP), o que fez com que fosse apelidado de "Secretário de Estado das Privatizações".

Biografia

Pessoal

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Ciências Empresariais pela mesma Faculdade e possui o Curso de Especialização em Finanças do ISCTE.

Política

Foi membro do Grupo de Trabalho para a reavaliação das Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões, bem como de diversas organizações internacionais na área financeira.

Como Secretário de Estado esteve nas várias privatizações levadas a cabo pelo Governo: ANA, CTT, TAP e CP Carga. Esteve também envolvido na polémica luta das greves dos estivadores com o Governo.

Para além do seu empenho nas privatizações de empresas estatais, Sérgio Monteiro era um aberto defensor da introdução de portagens em autoestradas que já existiam. Monteiro e o seu governo decidiram continuar com o processo de introdução de portagens reais nas autoestradas (muitas das quais, antigas vias rápidas) que até então estavam incluídas em concessões com portagens virtuais / SCUT (esse processo tinha sido iniciado pelo governo anterior, liderado por José Sócrates). Assim, em 8 de Dezembro de 2011, começaram a ser cobradas portagens eletrónicas na A22 (concessão Algarve), A23 (concessão Beira Interior), A24 (concessão Interior Norte) e A25 (concessão Beiras Litoral e Alta). Apesar disso, devido à localização geográfica dos pórticos de portagem eletrónica, continuaram a existir alguns lanços gratuitos nestas rodovias, intercalados com troços portajados. Monteiro defendia a criação de um sistema de portagens que cobrasse taxas em todos os lanços e que ao mesmo tempo permitisse reduzir os custos que o sistema de cobrança através de pórticos revelou ter. Em Maio de 2014, Sérgio Monteiro disse que quando esse novo sistema estivesse concluído, o governo iria avançar com a introdução de portagens na Autoestrada Transmontana (uma autoestrada que resultou da duplicação de uma via rápida com 1 faixa de rodagem construída na década de 1990). Em Setembro de 2015, Monteiro declarou que "é impossível uma autoestrada sem portagens" e que isso "é [hoje] compreendido por toda a gente".

Profissional

Exerceu diversos cargos de direcção na área da banca e transportes, onde é membro do conselho de administração do Caixa BI, banco de investimento da CGD.

Encontra-se, de momento, a chefiar o processo de venda do Novo Banco.

Ver também

  • XIX Governo Constitucional de Portugal
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Sérgio Silva Monteiro is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Sérgio Silva Monteiro
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes