peoplepill id: ruy-braga
RB
Brazil
4 views today
5 views this week
Ruy Braga
Brazilian sociologist

Ruy Braga

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian sociologist
Places
Work field
Gender
Male
Birth
Age
53 years
Education
University of Campinas
University of California, Berkeley
The details (from wikipedia)

Biography

Ruy Gomes Braga Neto (Itajubá, 1972) é um sociólogo brasileiro especialista em sociologia do trabalho.

Égraduado em Ciências Sociais (1993), mestre em Sociologia (1996; monografia sobre Crise contemporânea e restauração do capital: da crítica ao economicismo dominante à análise das lutas de classes), doutor em Ciências Sociais pela Unicamp (2002, com tese sobre A nostalgia do fordismo: elementos para uma crítica da Teoria Francesa da Regulação), livre-docente da Universidade de São Paulo (2012; tese sobre A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista) e professor titular (2019; tese sobre A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global) daUniversidade de São Paulo. Também realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley (2010-2011 e 2015-2016).

Ruy Braga atuou como professor visitante nas seguintes universidades: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Universidade Nacional de Cuyo (Mendoza – Argentina), Universidade de Coimbra e Universidade da Califórnia em Berkeley. Além disso, proferiu palestras e mini-cursos na Universidade da Califórnia em Los Angeles, Universidade Estadual da Pensilvânia, Universidade Friedrich Schiller de Jena, Universidade de Roma 1 "La Sapienza", na Universidade Nova de Lisboa, no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), na Universidade Católica de Louvain (UCL), Universidade Nacional de General Sarmiento (UNGS) e na Universidade de Witwatersrand.

Atualmente, é chefe do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde coordena oCentro de Estudos dos Direitos da Cidadania(Cenedic).

Foi dirigente estudantil do Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e militou na União Nacional de Estudantes em 1992, durante o Fora Collor.

Filiado ao PSOL, foi editor da revista Outubro,do Instituto de Estudos Socialistas e, atualmente, faz parte da equipe que edita o Blog JUNHO.

Principais publicações

  • Para além do pós(-)colonial (co-organizado com Michel Cahen). São Paulo: Alameda, 2018;
  • A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global. São Paulo: Boitempo, 2017;
  • Desigual e combinado: precariedade e lutas sociais no Brasil e em Portugal (co-organizado com Elísio Estanque e Hermes Costa). São Paulo: Alameda, 2016;
  • A pulsão plebeia: trabalho, precariedade e rebeliões sociais. São Paulo: Alameda, 2015;
  • A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista. São Paulo: Boitempo, 2012;
  • Hegemonia às avessas (co-organizado com Chico de Oliveira). São Paulo: Boitempo, 2010;
  • Infoproletários: degradação real do trabalho virtual (co-organizado com Ricardo Antunes). São Paulo: Boitempo, 2009;
  • Por uma sociologia pública (com Michael Burawoy). São Paulo: Alameda, 2009;
  • Revolução invisível: desenvolvimento recente da nanotecnologia no Brasil (com Paulo Roberto Martins). São Paulo: Xamã, 2007;
  • A nostalgia do fordismo: modernização e crise na teoria da sociedade salarial. São Paulo: Xamã, 2003;
  • A restauração do capital: um estudo sobre a crise contemporânea. São Paulo: Xamã, 1997;
  • Novas tecnologias: crítica da atual reestruturação produtiva (com Osvaldo Coggiola e Claudio Katz). São Paulo: Xamã, 1994.

Ligações externas


  • Portal de biografias
  • Portal do Brasil
  • Portal da sociologia
  • Portal de São Paulo
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Ruy Braga is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Ruy Braga
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes