Rosa Damasceno
Quick Facts
Biography
Rosa Angélica Damasceno Rosado (Gondomar, São Pedro da Cova, 23 de Fevereiro de 1845 — Mafra, Gradil, 5 de Outubro de 1904) foi uma actriz portuguesa.
Filha de pai militar, Francisco de Paula Rosado (Elvas, 1810 - ?), veio para o Alentejo com a mãe, Maria da Conceição de Macedo (Lisboa - ?), após a morte deste.
Estreou-se como actriz numa companhia ambulante, com a qual percorreu o país. Por intermédio de Marcolino Pinto Ribeiro, um antigo actor do Teatro Nacional D. Maria II, e do comissário régio Luís da Costa Pereira, apresentou-se ao público de Lisboa no Teatro da Trindade, em 1867. Foram as peças A mãe dos pobres, de Ernesto Biester, e o Xerez da Viscondessa. A partir daí fez sucesso na opereta e permaneceu no Teatro Nacional D. Maria II e no Teatro D. Amélia. Rosa Damasceno fez uma digressão ao Brasil em 1892.
Era casada com o actor Eduardo Brazão.
Teve um filho natural, Manuel Maria Damasceno Rosado (Lisboa, Encarnação, 1867 - 1925), que se dizia ser filho do Rei D. Luís I de Portugal, e que casou com a sua cunhada Júlia Emília Brasão (Lisboa, Santa Justa, 16 de Dezembro de 1864 - ?), com descendência.