Pêro Pais Correia
Quick Facts
Biography
Pêro Pais Correia ou Pedro Pais Correia (1200 — ?) foi um nobre português. As Inquirições Gerais de Afonso III assinalam um amádigo na «Vila do Casal», em Balazar, de que é protagonista, como pai de Paio Peres Correia.
Pêro Pais Correia casou, cerca de 1220, com Dórdia Pais de Aguiar (1210 — ?), jovem muito abastada de terras de Aguiar e de Basto. Apesar disso, Pedro Pais Correia parece ter-se estabelecido e criado a família na sua Casa de Fralães — é o que faz crer o facto de as mencionadas Inquirições assinalarem os seus filhos e um genro em freguesias como Nine, Grimancelos, Louro, Remelhe.
O pai de Pedro Pais Correia, Paio Soares Correia (1175 — ?), casou duas vezes, a primeira com Gontinha Godins, assinalada em Viatodos e Nine, e a segunda com D. Maria Gomes da Silva que deveria ser bastante jovem, pois casou adiante, também ela, em segundas núpcias, tendo ainda significativo número de filhos.
Relações familiares
Pedro Pais Correia foi filho de Paio Soares Correia (1175 — ?) e de D. Maria Gomes da Silva, e neto de Soeiro Pais Correia com D. Urraca Hueriz. Casou com D. Dórdia Pais de Aguiar (1210 — ?), filha de Pero Mendes de Aguiar, de quem teve:
- Paio Pires Correia (1220 — ?).
- João Correia, casado com Elvira Gonçalves Taveira.
- Martim Pires Correia, casado com Maior Afonso de Cambra.
- Soeiro Correia (1290 — ?), casado com Teresa Martins Espinhel.
- Gomes Correia (? — 1258), casado com Maria Anes Redondo (? — 1297).
- Paio Correia, "o alvarazento" (1250 — ?), casado com Maria Mendes de Melo, filha de Mem Soares de Melo (1195 — 1262) e de D. Teresa Afonso Gato (1220 — ?).
- Urraca Pires Correia (1230 — ?), casada com Estêvão Pires de Moles.
- Sancha Pires Correia, casada com D. Nuno Martins de Chacim, filho de Martim Pires de Chacim, (1185 – 1258) e de Froile Nunes de Bragança.
- Teresa Pires
- Mem Pires
- Gonçalo Pires Correia de Santarém, casado com Elvira Baralha.
Referências
- José Augusto de Sotto Mayor Pizarro (1999). Linhagens Medievais Portuguesas 1ª ed. Porto: Universidade Moderna
- Manuel José da Costa Felgueiras Gaio (1989). Nobiliário das Famílias de Portugal 2ª ed. Braga: Carvalhos de Basto