peoplepill id: pedro-westphalen
PW
Brazil
2 views today
2 views this week
Pedro Westphalen
Brazilian physician, politician, physician and politician

Pedro Westphalen

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian physician, politician, physician and politician
Places
Gender
Male
Place of birth
Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brazil
Age
74 years
Pedro Westphalen
The details (from wikipedia)

Biography

Pedro Bandarra Westphalen (Cruz Alta, 19 de dezembro de 1950) é um médico e político brasileiro filiado ao Progressistas (PP). Atualmente exerce seu primeiro mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Até abril de 2021, Pedro apresentou alinhamento de 96% com o governo Bolsonaro nas votações da câmara.

Biografia

Foi um dos fundadores do Sistema Sindical de Hospitais do Rio Grande do Sul e do Sindicato dos Hospitais da Região da Serra (Sindiserra) na década de 90, e da Confederação Nacional de Saúde (CNS). Atualmente, é vice-presidente licenciado da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e diretor licenciado da CNS.

Pedro Westphalen iniciou sua carreira política como deputado estadual em 2002, eleito com 36.044 votos. Já em seu primeiro mandato, foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente ajudando na reconstrução do IPE Saúde e criando a Frente Parlamentar da Saúde. Foi integrante das Comissões de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle; de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, de Bioética e das Águas. Também foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA) e da Comissão Especial das Células-Tronco.

Foi reeleito para o segundo mandato com 44.079 votos. No dia 01 de janeiro de 2007, assumiu a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, iniciando a construção da Lei da Inovação, fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Estado. Em 2008 integrou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a CPI do Detran. Como líder do Governo de Yeda Crusius, ajudou na construção do déficit zero, na retomada do pagamento dos precatórios, na melhoria na malha rodoviária estadual e no repasse em dia dos valores oriundos de programas aos municípios gaúchos.

Em 2010, assumiu a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa. Nas eleições do mesmo ano, foi eleito pela terceira vez como deputado estadual, com 72.910 votos. A partir de 2011 integrou as comissões de Constituição e Justiça e Segurança e Serviços Públicos. Em 2012, ocupou novamente o cargo de 1º Secretário da Assembleia Legislativa. Em sua trajetória, recebeu o Prêmio Destaque Médico Amrigs, Troféu Responsabilidade Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Instituto de Proteção Ambiental Borboleta Azul.

Durante o ano de 2013, Westphalen exerceu a função de Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com foco na transparência total do legislativo, em sua gestão, Westphalen tornou acessíveis todos os dados funcionais e financeiros de deputados e servidores no Portal da Transparência. Além desta medida, destaca-se a extinção do 14º e 15º salários dos deputados estaduais. Também foi durante a gestão de Westphalen que a Assembleia recebeu o prêmio Top Cidadania da ABRH/RS pelo projeto "Deputado por Um Dia", que permite que os jovens conheçam e entendam as rotinas e o cotidiano do Parlamento, coordenado pela Escola do Legislativo. Nas eleições de 2014, Westphalen foi reeleito para seu 4º mandato no Legislativo Estadual do RS, com 65.134 votos.

Em 1º de janeiro de 2015, foi nomeado Secretário dos Transportes, pelo Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. No comando da pasta, Westphalen trabalhou pelo desenvolvimento da infraestrutura e logística no RS, com foco na potencialização da intermodalidade, desenvolvendo ações de diagnóstico, planejamento e implementação. Entre os destaques da atuação de Westphalen na Secretaria Estadual dos Transportes estão a retomada nas obras da ERS-118; o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional e o fortalecimento do sistema hidroviário. No mês de março de 2018, retornou ao mandato na Assembleia Legislativa.

Deputado federal

Na eleição estadual de 2018, Pedro se elegeu deputado federal. Em seu mandato na câmara, Pedro cronologicamente votou a favor da MP 867 (que segundo ambientalistas alteraria o Código Florestal anistiando desmatadores); a favor de criminalizar responsáveis por rompimento de barragens; a favor da PEC da Reforma da Previdência e contra excluir os professores nas regras da mesma; a favor da MP da Liberdade Econômica; a favor de cobrança de bagagem por companhias aéreas; contra incluir políticas LGBTs na pasta de Direitos Humanos; a favor do PL 3723 que regulamenta a prática de atiradores e caçadores; a favor do"Pacote Anti-crime" de Sergio Moro; a favor do Novo Marco Legal do Saneamento;a favor de ajuda financeira aos estados durante a pandemia de COVID-19; a favor do Contrato Verde e Amarelo; a favor da MP 910 (conhecida como MP da Grilagem); a favor da flexibilização de regras trabalhistas durante a pandemia; a favor do congelamento do salário dos servidores; a favor da anistia da dívida das igrejas; a favor da convocação de uma Convenção Interamericana contra o Racismo; a favor e depois contra destinar verbas do novo FUNDEB para escolas ligadas às igrejas; a favor da autonomia do Banco Central; contra a manutenção da prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL/RJ); a favor da validação da PEC da Imunidade Parlamentar; a favor da PEC Emergencial (que trata do retorno do auxílio emergencial por mais três meses e com valor mais baixo); a favor que empresas possam comprar vacinas da COVID-19 sem doar ao SUS; a favor de classificar a educação como "serviço essencial" (possibilitando o retorno das aulas presenciais durante a pandemia); a favor de acabar com o Licenciamento Ambiental para diversas atividades e a favor da privatização da Eletrobras. Pedro esteve ausente nas votações que trataram do Fundo Partidário, do Fundo Eleitoral e do mandato do deputado Wilson Santiago (PTB/PB), acusado de corrupção.

Desempenho eleitoral

AnoEleiçãoCargoPartidoColigaçãoSuplentes/ViceVotosResultado
2002Estadual do Rio Grande do SulDeputado EstadualPPBsem coligação proporcionalTelmo Kirst (PPB),
Leila Fetter (PPB)

36.044 (0,67%)Eleito
(44ª pessoa mais votada,
10ª no partido)
2006Estadual do Rio Grande do SulDeputado EstadualPPsem coligação proporcionalLeila Fetter (PP),
Jair Soares (PP)
44.079 (0,81%)Reeleito
(24ª pessoa mais votada,
6ª no partido)
2010Estadual do Rio Grande do SulDeputado EstadualPPsem coligação proporcionalErnani Polo (PP),
Luiz Valdir Andres (PP)
72.910 (1,29%)Reeleito
(3ª pessoa mais votada,
2ª no partido)
2014Estadual do Rio Grande do SulDeputado EstadualPPsem coligação proporcionalMarcel Van Hattem (PP),
Gerson Borba (PP)
65.134 (1,17%)Reeleito
(7ª pessoa mais votada,
2ª no partido)
2018Estadual do Rio Grande do SulDeputado FederalPPPP / PSDB / PTB / PRB / REDERonaldo Santini (PTB),
Ronaldo Nogueira (PTB)
97.163 (1,77%)Eleito
(19ª pessoa mais votada,
5ª na coligação)

Ligações externas

  • Portal de biografias
  • Portal da política
  • Portal do Rio Grande do Sul
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Pedro Westphalen is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Pedro Westphalen
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes