peoplepill id: pedro-da-linha
PDL
Portugal
3 views today
15 views this week
Pedro da Linha
Portuguese musical producer and DJ

Pedro da Linha

The basics

Quick Facts

Intro
Portuguese musical producer and DJ
Places
Work field
Gender
Male
Place of birth
Damaia, Águas Livres, Amadora, Portugal
Age
33 years
Audio
Spotify
The details (from wikipedia)

Biography

Pedro Maurício (Damaia, 1991), mais conhecido pelo nome artístico Pedro da Linha (por vezes conhecido por PEDRO ou Kking Kong), é um DJ e produtor musical português. Além de um álbum a solo, editado em 2020, assinou a produção de álbuns como Casa Guilhermina (2022), de Ana Moura, Estava No Abismo E Dei Um Passo Em Frente (2023), de Pedro Mafama, e DECLIVE (2023), álbum de estreia de EU.CLIDES.

Percurso

Iniciou o seu percurso musical no final da adolescência por volta de 2008 - ao chumbar um ano na escola, ficou com bastante tempo livre e começou a fazer música para passar o tempo. A inspiração chegou dos Buraka Som Sistema.

À medida que avançou na produção, colocou os bootlegs que ia fazendo na sua página de Soundcloud, chamando à atenção de Branko, que entrou em contacto consigo. Surgiu, assim, a ligação à Enchufada e o convite para tocar nas Hard Ass Sessions, festas mensais da editora.

Lançou o primeiro EP em 2016, sob o nome artístico Kking Kong. Com o selo da Enchufada, Damaia era uma homenagem do músico à sua terra natal.

Entretanto, já há algum tempo que produzia temas para outros artistas, como “Entre o Céu e a Terra” e "Contigo" de Carlão, "Hei" de Profjam, "Erro" de Diogo Piçarra ou "Nova Lisboa" de Dino D'Santiago.

Em 2018, editou “Na Quebrada”, uma colaboração com o músico brasileiro Rincon Sapiência.

A estreia nos álbuns a solo chegou em 2020, com mais uma homenagem às suas origens nos subúrbios de Lisboa. Da Linha, referência à linha de Sintra, foi o seu primeiro registo com edição física. Apesar de ser maioritariamente instrumental, contou com a participação de Pedro Mafama. Os Pedros já tinham trabalhado juntos na música "Lacrau", de Mafama, e voltaram a fazê-lo na estreia de Mafama no formato longa-duração, em Por Este Rio Abaixo (2021). O segundo álbum de Mafama, Estava No Abismo E Dei Um Passo Em Frente, também contou com a produção de Pedro da Linha.

Participou no Festival da Canção 2021, como compositor convidado. Colaborando com Tota, levou a concurso a canção "Volte-Face", interpretada por EU.CLIDES. O tema alcançou a oitava posição na final. Em 2023, assinou a produção do álbum de estreia do músico com origens cabo-verdiana, DECLIVE.

Em maio de 2023, voltou a editar um registo em nome próprio. O EP Rua Rosa, 24 saiu pelo selo alemão Man Recordings UG.

Discografia

  • Damaia EP (Enchufada, 2018)
  • Da Linha (Enchufada, 2020)
  • Rua Rosa, 24 EP (Man Recordings UG, 2023)
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Pedro da Linha is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Pedro da Linha
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes