Pedro Afonso Viegas
Quick Facts
Biography
Pedro Afonso Viegas ou de Lumiares (1130 - ?) foi um rico-homem português da primeira metade do século XII filho de Afonso Viegas e de Ilduara Peres (m. ca. 1160), filha de Pedro Froilaz de Trava e de sua segunda esposa, Mor "Gontrodo" Rodrigues, e consequentemente neto de Egas Moniz pela parte paterna.
Ocupou a tenência da localidade de Trancoso em 1184 e da localidade de Neiva em 1187 (pelo que se deduz que pelo menos terá vivido até esta última data). Pedro Viegas era possuidor de extensos domínios ao Sul do rio Douro.
Naquele tempo de guerras e vida atribulada era o noivo quem dava o dote à noiva, como garantia de segurança, em caso da morte prematura deste. Foi assim que D. Urraca Afonso, seu segunda esposa, recebeu muitos terrenos com a morte do marido. Essas terras actualmente pertencem ao concelho da Mêda e continuam conhecidos por Terras de D. Urraca Afonso.
Descendência
De seu primeiro matrimónio com uma senhora cuyo nome não registra a história teve a:
- Fernão Pires de Lumiares, casado com Urraca Vasques de Bragança e depois com Urraca Nunes de Bragança.
Casou depois com D. Urraca Afonso, senhora de Aveiro, filha resultante dos amores d'El rei D.Afonso Henriques com Elvira Gualter. Deste casamento nasceram:
- Abril Peres de Lumiares (morto em 1245) casado com Sancha Nunes de Barbosa;
- Sancha Peres de Lumiares, a esposa de Pero Rodrigues Girão, filho de Rodrigo Guterres Girão. Foram os pais de Teresa Peres Girão, a esposa de Álvar Dias de Noreña, os pais de vários filhos, entre eles, o cardenal Ordonho Alvares.
- Áldara Peres (morta ca. 1272), benfeitora do Mosteiro de São João de Tarouca onde está sepultada.