peoplepill id: olavo-de-castro-fontoura
ODCF
Brazil
1 views today
8 views this week
Olavo de Castro Fontoura

Olavo de Castro Fontoura

The basics

Quick Facts

Places
Gender
Male
Place of birth
Bragança Paulista, Brazil
Place of death
São Paulo, Brazil
Age
57 years
Olavo de Castro Fontoura
The details (from wikipedia)

Biography

Olavo de Castro Fontoura (Bragança Paulista, 5 de dezembro de 1910 - São Paulo, 9 de março de 1968) foi um empresário, piloto, político e químico farmacêutico, filho de Cândido Fontoura. Faleceu aos 57 anos em uma acidente de helicóptero.

História

Nascido em Bragança Paulista, filho do industrial Cândido Fontoura, Olavo Fontoura foi enviado pelo pai para estudar química naMillikin University em Decatur (Illinois). Após formar-se em 1932, ingressou na Universidade Mackenzie. Algum tempo depois, transferiu-se para a Faculdade de Farmácia e Odontologia de São Paulo da Universidade de São Paulo, formando-se em farmácia em 1939. Durante a Segunda GuerraMundial Fontoura foi convocado por ser oficial da reserva da aviação do exército e ingressou na recém criada Força Aérea Brasileira (FAB). Na FAB, participou da Batalha do Atlântico, efetuando patrulhas no litoral brasileiro e o traslado de novas aeronaves. Ao final da guerra, Fontoura ingressou no laboratório da família (Instituto Medicamento Fontoura).

Atraído para a política por Ademar de Barros, passou a ser um colaborador financeiro de suas campanhas. Com isso, acabou nomeado membro da Casa Civil nos governos do interventor José Carlos de Macedo Soares (1945-47) e no de Ademar (1948). Por algum tempo, Fontoura presidiu a empresa estatal VASP, onde acabou envolvido em uma controvérsia. Em 1949 a VASP, sob sua presidência, adquiriu a Aerovias Brasil. Mas a VASP acabou desistindo do negócio e, quatro meses depois, revendeu a empresa para uma sociedade formada pelo governador Ademar e o próprio Olavo. Em 1952 Olavo vendeu sua parte na sociedade e a empresa passou ao controle de Ademar.

Em 1949 participou ativamente ao lado do pai da negociação que culminou na associação de sua empresa farmacêutica com o laboratório estadunidense Wyeth. Nos anos 1950 tornou-se amigo de Jânio Quadros (desafeto e maior concorrente de Ademar) e acabou ingressando no Partido Trabalhista Nacional. Em 1955 participou de uma grande comitiva de Jânio que visitou o Centro-Oeste, em preparação para a Eleição presidencial de 1960. Incentivado por Jânio, candidatou-se ao cargo de deputado federal por São Paulo. Fontoura acabou elegendo-se com 38.605 votos pelo PTN. Tomou posse de seu mandato na 41ª Legislatura em 1 de fevereiro de 1959.

Ao final do mandato na Câmara, desistiu da reeleição e, apoiado por Ademar- mais uma vez governador de São Paulo-, concorreu ao cargo de prefeito de São Bernardo do Campo, onde sua empresa possuía filial dos laboratórios Fontoura-Wyeth. Mesmo obtendo 13.315 votos, perdeu a eleição para Higino Batista de Lima, que (apoiado pelo ex prefeito Lauro Gomes) obteve 16.015 votos. Após a derrota, desistiu da política e voltou-se para a gestão do grupo empresarial familiar. Em 9 de março de 1968, seu helicóptero Hughes 300 sofreu uma falha que acabou derrubando-o sobre uma residência na Rua Aústra, 393 no Jardim Europa, cidade de São Paulo. Com a queda Olavo Fontoura sofreu morte instantânea.

Corsário

Olavo Fontoura foi um dos primeiros milionários brasileiros a contar com uma aeronave privativa de luxo. Adquirida e registrada em nome dos Laboratórios Fontoura-Wyeth, a aeronave Saab 90 Scandia prefixo PT-ARS foi batizada de "Corsário". Uma particularidade da mesma era o fato de ter sido a aeronave protótipo do Scandia. Fontoura transportou políticos e celebridades (como Assis Chateaubriand, Hugo Gouthier, entre outros) no "Corsário" ao longo dos anos 1950 e 1960 até a sua morte. Após sua morte, a aeronave passou anos abandonada em um hangar do Campo de Marte até ser vendida para um empresário que propôs transformá-la em um restaurante temático em Franca. No fim, acabou sofrendo um incêndio criminoso que a destruiu completamente.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Olavo de Castro Fontoura is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Olavo de Castro Fontoura
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes