peoplepill id: neusa-santos-souza-1
NSS
Brazil
7 views today
7 views this week
Neusa Santos Souza
Brazilian psychiatrist, psychoanalyst and writer

Neusa Santos Souza

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian psychiatrist, psychoanalyst and writer
A.K.A.
Neusa Santos Sousa
Places
Gender
Female
Birth
Place of birth
Salvador, Bahia, Brazil
Death
Place of death
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Age
60 years
The details (from wikipedia)

Biography

Neusa Santos Souza (Cachoeira, 1948 ou 1951- Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2008) foi uma psiquiatra, psicanalista e escritora brasileira. Sua obra é referência sobre os aspectos sociológicos e psicanalíticos da negritude. inaugurando o debate contemporâneo e analítico sobre o racismo no Brasil.

Biografia

Nascida em Cachoeira, Bahia, formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia e tornou-se psiquiatra e psicanalista de orientação lacaniana. Estabeleceu-se no Rio de Janeiro onde adquiriu o título de Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, conviveu com intelectuais e deu importante contribuição na luta contra a discriminação racial.

Sua dissertação de mestrado deu origem à obra Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social, considerado um marco da psicologia preta no Brasil. O livro, a despeito do intento da autora, recebeu nova edição em 2020. Contribuiu também com artigos sobre a psicose e a psicanálise lacaniana.

Trabalhou no Núcleo de Atendimento Terapêutico - NAT, no Centro Psiquiátrico Pedro II, atual IMAS Nise da Silveira, Casa Verde Núcleo de Assistência em Saúde Mental que também funciona como hospital-Dia e atendimentos psicoterapêuticos, onde organizou diversos seminários. Escrevia para jornais e periódicos, frequentemente no Correio da Baixada.

Em reconhecimento as suas contribuições, foi criado, em 2015, no curso de psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o Coletivo de Estudantes Neusa Souza; o volume quatro da importante coleção Sankofa, é dedicado à sua memória. É saudada pelo Conselho Federal de Psicologia que, após pressão dos movimentos negros, lançou um guia de referências técnicas para a atuação dos psicólogos, sobre relações raciais.

Por ocasião de sua morte, em 2008, a Fundação Palmares louvou, em nota, sua contribuição para o estudo das relações raciais, considerando a obra da autora como "primeira referência sobre a questão racial na psicologia".

A produção acadêmica de Neusa Santos é referência para o pensamento da psicologia brasileira sobre relações étnico raciais, sobre o processo de "branqueamento" e o sofrimento psíquico dos negros na sociedade brasileira. Seu nome é homenageado no Rio de Janeiro, com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Neusa Santos Souza.

Obras

  • Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social (1983)
  • A psicose: um estudo lacaniano (1991)
  • O objeto da angústia (2005)

Bibliografia

  • Escrevivências das memórias de Neusa Santos Souza: apagamentos e lembranças negras nas práticas psis
  • Entrevista ao Programa Espelho no Canal Brasil
  • Racismo: Por que se matou a psicanalista negra que fazia sucesso no Rio?
  • A Psicologia Preta e a saúde mental dos negros no Brasil
  • Vida e obra de Neusa Santos

Referências

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Neusa Santos Souza is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Neusa Santos Souza
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes