Martinho de Castelo Branco
Quick Facts
Biography
Martinho de Castelo Branco, nascido Martim Vaz de Castelo Branco, ou de Castel-Branco, na grafia coeva, nasceu por volta de 1460.
D. Martinho de Castelo Branco foi o segundo senhor e o primeiro conde de Vila Nova de Portimão, Meirinho-Mor do Reino, e por dois períodos Vedor da Fazenda. Foi também testamenteiro d'El-rei D. Manuel I de Portugal.
Filho primogénito de Gonçalo Vaz de Castelo Branco ou Gonçalo Vaz de Castel-Branco, na grafia coeva, primeiro Senhor da Honra do Sobrado e de Vila Nova de Portimão, com jurisdição cível e crime, e de sua legítima mulher, Brites Valente; neto paterno de Lopo Vaz de Castelo Branco ou de Castel-Branco, na grafia coeva, Alcaide-Mor de Moura e Monteiro-Mor d'El-rei D. Duarte I de Portugal, e de sua mulher Constança Passanha; neto materno de Martim Afonso Valente, V senhor do Morgado da Póvoa (Póvoa de Santa Iria) e de sua mulher Violante Pereira.
Foi casado com Mécia de Noronha, filha de João Gonçalves da Câmara, capitão donatário da Ilha da Madeira, e de sua mulher D. Maria de Noronha, da qual teve treze filhos e filhas.
Uma delas foi D. Camila de Noronha que casou com João Rodrigues de Sá e Menezes, alcaide-mor do Porto, senhor do concelho de Sever. Ambos pais de Francisco de Sá de Meneses, 1.º Conde de Matosinhos.
Gerou também um filho em relação extra-conjugal com Leonor de Sousa: D. Pedro de Castelo Branco ou de Castel-Branco, na grafia coeva.