peoplepill id: marcos-amaro
MA
3 views today
3 views this week
The basics

Quick Facts

The details (from wikipedia)

Biography

Marcos Amaro (São Paulo, 27 de setembro de 1984) é um artista visual.

Vida

Marcos Amaro, 2016. Estúdio em Itu, São Paulo - Brasil.
Título: Gedi Autor: Marcos Amaro Local e Data: Itu, 2013 Dimensões: 260 cm x 185 cm x 220 cm

Artista autodidata e empreendedor cultural, nasceu na cidade de São Paulo em 1984. Herdou do pai comandante Rolim Amaro a paixão pela aviação. Estudou literatura, filosofia e arte, inclinações intelectuais que contribuíram para que desenvolvesse múltiplas habilidades poéticas.

Obra

Título: Tava Verde Pra Mim Autor: Marcos Amaro Local e Data: Itu, 2013 Dimensões: 260 cm x 165 cm x 210 cm

Marcos Amaro, desde menino, convivia com o imaginário aeronáutico de cuja materialidade se apropriou, principalmente, em esculturas e objetos de média e grande proporção. O uso de diferentes materiais e métodos para composição de sua poética resulta em pinturas, desenhos, objetos, esculturas, assemblagens, instalações e intervenções em meio urbano que dialogam com o moderno e o contemporâneo; nelas o artista deixa evidente o conceito de vida como obra de arte, para tanto se apropria de elementos do cotidiano, que são resíduos da memória e da lembrança, atualizando-as pela descontextualização. Para este artista, não deve haver um lugar específico para a arte, mas todos os lugares são potenciais. Foi assim, que ele decidiu realizar uma intervenção urbana na Estação Sé do metrô de São Paulo, a instalação Eco-estética na antiga Fábrica São Luiz em Itu e Santos Dumont visita São Paulo no Otávio Café. A estética do precário também é um forte elemento em Marcos Amaro, pois muitos dos objetos por ele selecionados provocam o espectador para discutir o que é e o que não é arte, porém estes elementos estão, de sobremodo, circunscritos por um rigor compositivo e uma paleta de cores complexas, que encontram referentes em grandes mestres da História da Arte e assim criam verdadeiros paradoxos. Entre os artistas que influenciaram a obra de Amaro estão Leonardo da Vinci, Duchamp, Robert Raushenberg, Tom Sachs e o artista brasileiro Rubens Espírito Santo.

Exposições

Em 2010, realizou sua primeira intervenção urbana na Estação Sé do metrô de São Paulo, com um conjunto denominado #vivendoartisticamente. Em 2012, ocorre sua segunda mostra intitulada Eco-estética, instalada em Itu, na antiga Fábrica São Luiz, a primeira fábrica de tecelagem à vapor do estado. Em 2013 apresentou as mostras #vivendoartisticamente e #orgânicosm, nas dependências da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo. Em 2015, inaugurou a exposição Vestígios da Alma no Espaço Cultural Galpão IV, em Itu, São Paulo. Marcos Amaro tem participado de várias exposições no Brasil e no exterior, em cidades como Zurique, Nova York e Miami. No Brasil, ele esteve presente na SP Arte 2016. Suas esculturas de grandes formatos são realizadas em seu ateliê de Itu, dentro da antiga Fábrica São Pedro no Galpão IV, mantido pela FMA – Fundação Marcos Amaro. Atualmente, é representado pela Galeria Andrea Rehder – Arte Contemporânea. Vive e trabalha entre as cidades de São Paulo e Itu, no Brasil e Miami, nos Estados Unidos da América, onde possui estúdios.

Projetos Especiais

Marcos Amaro tem um histórico de carreira empresarial bem diversificado, essa experiência vem contribuindo para ampliar sua atuação como empreendedor cultural, desde os critérios que o fizeram investir em uma coleção de obras modernas e contemporâneas, de arte brasileira e internacional, ao propósito de torná-la acessível ao público, com a criação da Fundação Marcos Amaro, em 2012. O artista vem investindo em diversos segmentos, em prol da cultura contemporânea e espaços culturais, como o Espaço Húmus – Ateliê de Linguagem e Produtora de Conteúdo Digital, que tem vasto acervo de memória da cultura paulistana contemporânea em audiovisual e o Galpão IV na cidade de Itu. Em 2016 o artista ingressa na Academia Latino-Americana de Arte (ALA) e seu nome também está vinculado como um dos patronos do Museu de Arte de São Paulo.

Referências

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Marcos Amaro is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Marcos Amaro
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes