Manoel Philomeno de Miranda
Quick Facts
Biography
Manoel Philomeno de Miranda, segundo a ortografia vigente Manuel Filomeno de Miranda, (Conde- BA, 14 de novembro de 1876 — Salvador-BA, 14 de julho de 1942) foi um destacado colaborador espírita brasileiro. A partir da década de 1970, o seu nome foi adotado em psicografias, através da mediunidade de Divaldo Franco.
Biografia
Manoel Philomeno de Miranda, diplomou-se pela Escola Municipal da Bahia, hoje Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia, colando grau na turma de 1910, como Bacharel em Comércio e Fazenda. Exerceu sua profissão com muita probidade, sendo um exemplo de operosidade no campo profissional. Ajudava sempre aqueles que o procuravam, pudessem ou não retribuir os seus serviços. Tomou conhecimento da Doutrina Espírita em 1914 através do médium Saturnino Favila. Na mesma época, conheceu o conceituado espírita baiano José Petitinga, passando a frequentar a União Espírita Baiana (atual Federação Espírita do Estado da Bahia), fundada em 1915.
Presidia as reuniões mediúnicas e os trabalhos do Grupo Fraternidade, e a partir de 1921 passou a integrar a Diretoria da UEB. Sucedeu a José Petitinga na Presidência da União Espírita Baiana, função que exerceu até desencarnar. Durante esse longo período Miranda foi um baluarte do Espiritismo. Onde estivesse, aí estaria a doutrina e sua propaganda exercida com proficiência de um abnegado. Delicado no trato, mas heróico na luta.
Livros de sua autoria
Em defesa da doutrina, publicou diversas obras sob pseudônimo, entre as quais:
- Resenha do Espiritismo na Bahia;
- Excertos que justificam o Espiritismo; e
- Porque sou Espírita (opúsculo em resposta ao então Padre Huberto Rohden);
O espírito Manoel Philomeno
Em 1950 o médium Francisco Cândido Xavier psicografou para Divaldo Pereira Franco uma mensagem assinada pelo espírito de Manoel Philomeno, mas somente em 1970 é que esta entidade se apresentou a Divaldo como um trabalhador atuante na área da desobsessão quando em vida, e que teria prosseguido nesses estudos, após a morte física.
Teve início, desse modo, uma parceria mediúnica que trouxe a público diversas obras enfocando o tema "obsessão", visando auxiliar o seu entendimento e oferecer suporte aos trabalhos mediúnicos nessa área desenvolvidos pelos Centros Espíritas no Brasil.
Livros psicografados
As obras de Manoel Philomeno, psicografados pela mediunidade de Divaldo Franco, têm sido publicados pela Federação Espírita Brasileira e pela Editora Leal, de Salvador. Entre os principais títulos, destacam-se:
- Nos Bastidores da Obsessão 1970 FEB
- Grilhões Partidos1974 LEAL
- Tramas do destino1976 FEB
- Nas Fronteiras da Loucura 1982 LEAL
- Painéis de Obsessão1984 LEAL
- Loucura e Obsessão1988 FEB
- Temas da Vida e da Morte 1996 FEB%
- Trilhas da Libertação1996 FEB
- Tormentos da Obsessão2001 LEAL
- Sexo e Obsessão2003 LEAL
- Entre os Dois Mundos2006 LEAL
- Reencontro com a Vida2006 LEAL
- Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos 2009 LEAL
- Transição Planetária2010LEAL
- Mediunidade: Desafios e Bençãos 2012 LEAL
- Amanhecer de Uma Nova Era 2012 LEAL
- Perturbações Espirituais 2015 LEAL
Em Amanhecer de uma Nova Era, penúltima obra, o autor enfoca a transição do Planeta Terra (de Mundo de Expiação e Provas para Mundo de Regeneração). Trata-se da continuação do livro Transição Planetária; Perturbações Espirituais, a última obra, de alguma forma faz parte da série que inicia com o Transição Planetária e o Amanhecer de uma Nova Era, abordando os desafios modernos em forma de obsessões coletivas e individuais, especialmente nas Sociedades Espíritas sérias dedicadas à renovação da sociedade, bem como nos grupamentos humanos que se dedicam ao progresso e à felicidade das criaturas.
Notas
Ver também
- História do espiritismo no Brasil