Manoel Odorico de Moraes Filho
Quick Facts
Biography
Manoel Odorico de Moraes Filho (Fortaleza, 10 de dezembro de 1951) é um médico, professor, pesquisador e escritor brasileiro, ganhador do Troféu Sereia de Ouro em 2018.
Biografia
Filho de Manoel Odorico de Moraes e Maria Nilza Costa de Moraes e casado com Maria Elisabete Amaral de Moraes. É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1981) e doutor em Oncologia pela Universidade de Oxford - Inglaterra (1989). Doutor Honoris Causa pela Universidade do Norte do Paraná (2006). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A.
Atualmente, é professor titular da disciplina de Farmacologia Clínica do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC. Professor da disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFC (1996). No âmbito da pós-graduação, é professor orientador nos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia e Cirurgia da UFC. É pesquisador na área de Farmacologia, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, oncologia experimental, biodisponibilidade / bioequivalência, fitoterápicos e farmacologia clínica.
Exerceu os cargos de chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC (1983-1984 e 2000-2003), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC (1991-1995) e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (2003 - 2007). Criou a disciplina de Oncologia na Faculdade de Medicina da UFC (1996). Implantou o Programa Especial de Treinamento (PET), na época vinculada a CAPES, na Faculdade de Medicina da UFC. Idealizou, implantou e coordena o Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC (1989). Idealizou, implantou e coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC (2013).
Publicou 310 artigos científicos completos em periódicos especializados e 15 capítulos de livros e 1 livro publicado. Orientou mais de uma centena de estudantes de iniciação científica, formou 49 mestres, 28 doutores e 9 pós-doutores.
Distinções
- Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, (2010).
- Membro titular colaborador do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, (2002).
- Membro efetivo do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, (2008 atual).
- Membro titular da Academia Cearense de Medicina, (2012).
- Membro da Academia Cearense de Ciências, (2017).
- Membro da Academia Nacional de Farmácia, (2018).
Homenagens
- Doutor Honoris Causa pela Universidade do Norte do Paraná (2006).
- Recebeu Medalha do Mérito Acadêmico Ícaro de Sousa Moreira, Fundação Cearense de Pesquisa - FCPC/UFC,(2017).
- Recebeu A Láurea - João Florentino Meira de Vasconcellos de inovação Farmacêutica.", Academia Nacional de Farmácia,
- Recebeu a Medalha de Honra ao Mérito do CREMEC-Ceará.
- Recebeu a Comenda Sindical 2017 do Sindicato dos Médicos do Ceará.
- Recebeu o Troféu Sereia de Ouro 2018 do Grupo Edson Queiroz entregue pelo Sistema Verdes Mares.