Lucas de Portugal
Quick Facts
Biography
Lucas de Portugal, nascido em Lisboa e falecido em 23 de Outubro de 1684, deputado do Conselho dos três estados, mestre-sala da corte de Afonso VI (alvará de 12 de Abril de 1652), alcaide-mor e comendador de Fronteira na Ordem de Avis e do prazo de Alvarinha.
Tornou-se notável como homem de "espirituoso" tanto "nos seus ditos, e mais que tudo nos equívocos e apodos" que foram publicados por Supico de Morais na sua colecção de vários apotegmas.
Essa "tradição" ou "escola" já veria detrás pois em 1670 publicou a obra de seu pai, Arte de Galanteria e Divinos y humanos versos.
Pela sua importância e característica do seu cargo, foi um dos nove fidalgos que foram escolhidos por Filipe II de Portugal para acompanharem os supostos "restos mortais" de D. Sebastião de Silves ao convento de Belém (mosteiro dos Jerónimos?). Na altura viveria no palácio de seu sogro em Condeixa-a-Nova e para este fúnebre acto fê-lo na companhia de dois companheiros de armas que tinham estado em Alcácer Quibir, os seus cunhados que moravam consigo - D. Lourenço Soares de Almada e Henrique Correia da Silva.
Próximo da Casa Real Portuguesa, após a Restauração da Independência de Portugal, foi uma das testemunhas do testamento da Rainha D. Luísa de Gusmão, levou o seu caixão do quarto onde havia falecido até à sala onde decorreria o velório e encarregou-se da responsabilidade cerimonial das exéquias.
Concluiu a actual Igreja Matriz de Fronteira, uma obra iniciada a mando de seu pai.
Era amigo particular do grande D. Francisco Manuel de Melo.
Dados genealógicos
Filho de:
- Francisco de Portugal, comendador de Fronteira, sumilher de D. Sebastião, estribeiro-mor, vedor da Fazenda, falecido em 1579 cativo em Fez após a Batalha de Alcácer Quibir e sua mulher D. Luísa Giraldes filha natural de Lucas Giraldes que morreu em Alcácer Quibir.
Casou com:
- Antónia de Castro (da Silva), filha de D. Antão Soares de Almada e D. Vicência de Castro.
Pais de:
- Francisco de Portugal (1585-5 de Julho de 1632) casou com Cecília de Portugal, filha de António Pereira de Berredo, comendador de São João da Castanheira e São Gens de Arganil na Ordem de Cristo, Capitão e Governador da Madeira e da Praça de Tanger. General da Armada de Portugal, de D. Mariana de Portugal.
- Isabel da Silva casou com seu primo co-irmão Antão de Almada, 7.º conde de Avranches.