Kichizaemon Takahashi
Quick Facts
Biography
Kichizaemon Takahashi (Miyazaki, 1908 - São Paulo, 1977) foi um pintor, desenhista e professor nascido no Japão que, tendo imigrado em 1927, fez do Brasil a sua segunda pátria.
Biografia
Como grande parte dos imigrantes japoneses, o seu destino inicial foi o interior do Estado, mas em 1931 já havia mudado para a capital e menos de cinco anos depois frequentava as aulas de modelo livre da Escola de Belas Artes de São Paulo. Foi um dos fundadores do grupo Seibi-kai que reunia os pintores de origem japonesa para conjuntamente desenvolver suas técnicas, trocar experiências, organizar excursões de pintores e promover exposições. Pelos idos de 1950 participa do Grupo Guanabara.
Em 1958, Takahashi participou da comissão organizadora do Salão de Artes Pláticas em comemoração do cinquentenário da imigração japonesa no Brasil, o evento foi organizado pela Seibi-kai e pela Sociedade Paulista de Cultura Japonesa.
Em 1973 recebeu o 1º Prêmio Conselho Estadual de Cultura no XXXVIII Salão Paulista de Belas Artes.
Por causa de problemas de saúde Takahashi teve de abandonar a pintura a óleo. Dedicou-se então à pintura em aquarela.
Lecionou na Sociedade Paulista de Belas Artes, onde foi professor de Mari Yoshimoto, e trabalhou como desenhista do jornal O Globo, no Rio de Janeiro.
De acordo com a opinião competente da professora da FAU/USP e ex-diretora da Pinacoteca do Estado, Maria Cecília França Lourenço, Takahashi "foi um dos melhores aquarelistas brasileiros".
Em 2008, organizou-se uma exposição de pinturas de sua autoria ao lado de nomes como Manabu Mabe e Tomie Otake. A exposição foi realizada em comemoração ao centenário da imigração japonesa ao Brasil.
Referências
Ver também
- Lista de pintores do Brasil