peoplepill id: joaquim-travassos-da-rosa
JTDR
Brazil
6 views today
7 views this week
Joaquim Travassos da Rosa
Brazilian bacteriologist, researcher and university teacher

Joaquim Travassos da Rosa

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian bacteriologist, researcher and university teacher
Places
Work field
Gender
Male
Place of birth
Belém, Pará, Brazil
Place of death
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Age
69 years
Education
Federal University of Rio de Janeiro
The details (from wikipedia)

Biography

Joaquim Travassos da Rosa (Belém, 15 de julho de 1898 – Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1967) foi um pioneiro bacteriologista, pesquisador e professor universitário brasileiro.

Grande Oficial da Ordem do Mérito Médico, foi diretor da Fiocruz e do Instituto Butantan, foi também presidente de várias sociedades como a Sociedade de Biologia de São Paulo, a Sociedade Brasileira de Microbiologia e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Seu trabalho no Instituto Butantan foi essencial para esclarecer a etiologia, etiopatogenia e epidemiologia das febres maculosas e do tifo exantemático, onde identificou os agentes da Febre Maculosa Brasileira e das Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos.

Biografia

Joaquim nasceu em Belém, no Pará, em 1898. Era filho de Joaquim Travassos da Rosa e Maria Eleonora Muller Travassos da Rosa. Formou-se bacharel em Ciências e Letras pelo Ginásio Paes de Carvalho, ainda no Pará e em seguida mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde se matriculou na Faculdade de Medicina, vindo a se formar em 1914. Nessa faculdade, foi monitor e, depois, preparador da Cadeira de Microbiologia, de 1922 a 1926.

Trabalhou como médico bacteriologista da Diretoria de Higiene do Rio Grande do Sul, de 1927 a 1929, e, a partir dessa data, como assistente do Instituto Butantan, onde trabalhou por 27 anos. Em 1948, entrou na Fiocruz, tendo sido seu diretor entre 1961 e 1964. Foi chefe da Divisão de Vírus do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assessor científico e subchefe de gabinete do Ministério da Saúde e assessor técnico e científico da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública.

Publicou mais de 130 trabalhos científicos na carreira. Além de identificar os agentes da febre maculosa, pesquisou e revelou a ocorrência do tifo murino no Rio de Janeiro, onde isolou seu agente causador.

Morte

Joaquim estava com a saúde bastante fragilizada e morreu em 25 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro, aos 69 anos.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Joaquim Travassos da Rosa is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Joaquim Travassos da Rosa
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes