Joaquim da Costa Lima Júnior
Quick Facts
Biography
Joaquim da Costa Lima Júnior (Porto, 5 de Setembro de 1806 — Porto, 29 de Janeiro de 1864), foi um arquitecto português.
Usava os apelidos do tio e padrinho, outro arquitecto notável, Joaquim da Costa Lima Sampaio, figura prestigiada na cidade. Foi, a partir de 1836 lente de Arquitectura Civil na Academia das Belas Artes do Porto, além de arquitecto na Câmara Municipal do Porto, para a qual foi nomeado em 25 de Julho de 1853. Em 1837, constrói o mausoléu que se encontra na Igreja da Lapa, o qual, até hoje, alberga o coração do rei D. Pedro IV.
Há numerosos projectos assinados por Joaquim da Costa Lima Júnior na Câmara Municipal. Sabe-se, por exemplo, que foi o autor do primeiro risco para o Palácio da Bolsa, projectou o edifício do Senado Angrense em 1849 e, ainda, o edifício onde actualmente está instalado o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
Joaquim Júnior fez o projecto do Palácio Municipal da ilha Terceira, Açores.
Bibliografia
- A encomenda de monumentos sepulcrais no período Romântico e o papel da mulher na construção da memória familiar (em português) In "Revista da Faculdade de Letras" / "CIÊNCIAS E TÉCNICAS DO PATRIMÓNIO"
Ver também
- Anexo:Lista de arquitetos de Portugal