Hugo de Villavicenzio
Quick Facts
Biography
Hugo Villavicenzio (Lima, Peru, 1950) é ator, diretor, professor, mestre em Artes e tradutor de teatro.
Formado pela ENAD, Escola Nacional de Arte Dramático de Lima, em 1974, e em comunicação social pela ECA, Escola de Comunicações e Artes da USP,mestrado em Artes pela UNESP, reside em São Paulo desde 1975.
Foi discípulo de Alonso Alegría, Atahuallpa del Cciopo, Luis Alavarez, Alícia Saco e Augusto Boal. Participou como ator do TNP, Teatro Nacional Popular de Lima, e do Grupo CUYAC, Cultura e Rebelión, em diversas montagens como Os Conquistadores, de Hernado Cortez; Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams; O Senhor Puntilla e seu Criado Matti, de Bertolt Brecht; Burul, de Ítalo Ricardi e La Autópsia, de Enrique Buenaventura.
Durante os anos 70 dirigiu uma série de grupos de teatro universitário como o GTP, Grupo de Teatro da Escola Politécnica da USP, o GTM, Grupo de Teatro da Escola de Medicina e o GTPM, Grupo de Teatro da Escola Paulista de Medicina. Dirigiu na cidade de São Paulo as peças: A Orgia, com a companhia Tektons, Horácios e Curiácios, com a Cooperativa de Teatro, Não me abandones no Inverno, na Jornada Sesc.
Deu aulas de Interpretação Teatral no Teatro Escola Macunaíma e na Fundação Cassiano Ricardo da cidade de São José dos Campos. Atualmente leciona na FAAM, Faculdade de Artes Alcântara Machado, no Teatro Escola e na Escola Superior de Artes Célia Helena e no Curso de formação de Atores do SENAC – Lapa. Traduziu diversos textos hispano-americanos, dentre eles: O da Mala, de Seabastian Salazar Bondy; Rainhas do Orinoco, de Emilio Carballido; Que Descanse em Paz, de José Martinez Queirolo; A Travessia do Niágara, de Alonso Alegria; A Orgia, de Enrique Buenaventura e A Noite dos Assassinos, de José Triana.Publicou Teatro da América Latina pelo TECH.
Ligações externas
- Reestréia espetáculo Topografia de um Desnudo - Teatro Fábrica São Paulo Visitado em 1/10/2009