Horácio Lafer
Quick Facts
Biography
Horácio Lafer (São Paulo, 3 de maio de 1900 — Paris, 29 de junho de 1965) foi um diplomata, político e empresário brasileiro. Foi deputado federal representando o estado de São Paulo, sendo eleito em 1934 e reeleito mais tarde.
Filho de judeus lituanos, seu pai foi Miguel Lafer e sua mãe Nessel Klabin (os quais eram primos).
Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde ingressou em 1916. Formou-se também em Filosofia pela mesma faculdade, que mais tarde viria a integrar a Universidade de São Paulo. Era fluente em inglês, francês, alemão, ídiche, italiano, espanhol e naturalmente o português.
Durante o governo Washington Luís foi o representante do Brasil na Liga das Nações e em 1934 foi eleito deputado federal.
Em 1951, durante o último governo de Getúlio Vargas, foi ministro da Fazenda e já em 1959, no governo de Juscelino Kubitschek, foi ministro das Relações Exteriores. Foi um dos fundadores da Fiesp/Ciesp.
É tio de Celso Lafer e avô de Horácio Lafer Piva. Primo também das colecionadoras Eva Klabin e Ema Gordon Klabin, e sobrinho de Maurício Freeman Klabin.
Ao lado de seus primos, os Klabin, foi diretor e co-fundador da Klabin Papel e Celulose.
Bibliografia
Ligações externas
- Galeria de Ministros das Relações Exteriores e Secretários-gerais na página do Itamaraty - Horácio Lafer (em português)
Precedido por Manuel Guilherme da Silveira Filho | Ministro da Fazenda do Brasil 1951 — 1953 | Sucedido por Alberto Andrade de Queirós |
Precedido por Francisco Negrão de Lima | Ministro das Relações Exteriores do Brasil 1959 — 1961 | Sucedido por Afonso Arinos de Melo Franco |