Gérard Bensussan
Quick Facts
Biography
Maria João de Oliveira Sequeira Cantinho (Lisboa, 3 de Outubro de 1963), é uma autora portuguesa. É poeta, crítica literária e ensaísta. Defendeu tese de doutoramento em Filosofia Contemporânea na Universidade Nova de Lisboa. É investigadora do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e colaboradora do Collège d'Études Juives da Universidade da Sorbonne. É professora do Ensino Secundário e foi professora do IADE (Creative University of Lisbon). É colaboradora na Revista Colóquio-Letras e em diversas revistas literárias e académicas e membro do Conselho Editorial do Caderno do Grupo de Estudos Walter Benjamin GEWEBE.
Recebeu o Prémio de Apoio à Edição de Ensaio 2002 da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, dependente do Ministério da Cultura pela sua tese de mestrado: O Anjo Melancólico: Ensaio sobre o Conceito de Alegoria na obra de Walter Benjamin. É actualmente membro da Direcção do PEN Clube Português, sócia da APE (Associação Portuguesa de Escritores) desde 2014 e da APCL (Associação Portuguesa de Críticos Literários).
Desde 2011 que integra Júris literários, nomeadamente dos Prémios de Poesia, de Ficção e de Ensaio do Pen Clube Português.
Colaborou em diversas publicações e revistas literárias, em Portugal e no Brasil. Coordenou antologias de Poesia para revistas como Lichtungen (Áustria) e Blanco Móvil (México). Foi directora da Revista Café com Letras e é actualmente editora da Revista Caliban.
Representou Portugal em vários Festivais de Poesia e de Literatura, como Lodève (Voix Vives du Mediterranée, 2005), Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, 2009), Sète (Voix Vives du Mediterranée, 2011), Sidi Bou-Said (Voix Vives du Mediterranée, 2014), Festival International de Poésie de Marrakech, 2015.
Obra
Ensaio
- O Anjo Melancólico: Conceito de Alegoria na Obra de Walter Benjamin, Lisboa, Angelus Novus, 2002.
- Reflexões Em torno de Maria Zambrano, Lisboa, Câmara de Lisboa, 2007. (Co-editado por Maria João Cantinho, Maria João Cabrita e Isabel Lousada).
- Reconhecimento e Hospitalidade, Lisboa, Edições 70, 2011 (co-editado por Maria João Cantinho, Maria Lucília Marcos, Paulo Barcelos).
- Paul Celan: Da Ética do Silêncio à Poética do Encontro, Lisboa, Edições Centro de Filosofia, 2015 (co-editado por Cristina Beckert, Maria João Cantinho, Carlos João Correia e Ricardo Gil Soeiro).
- Sousa Dias, Pré-Apocalypse Now: Diálogo com Maria João Cantinho sobre Política, Estética e Filosofia, Editora Documenta, Lisboa, 2016.
Poesia
- Abrirás a Noite com um Sulco, Lisboa, Editora Hugins, 2001 (Menção honrosa do Prémio da Associação Fernando Pessoa, 2001)
- Sílabas de Água, Lisboa, editora Ver o Verso, 2005 (com a artista plástica Ana Calhau).
- O Traço do Anjo, Porto, Editora Edium, 2011.
- Do Ínfimo, Ed. Coisas de Ler, Lisboa, 2016.
Antologias de Poesia
- Cintilações da Sombra II, Lisboa, Labirinto Editora, 2013 (Editada por Victor Oliveira Mateus).
- La Alquimia del Fuego, Madrid, 2014.
- 70 Poemas para Adorno, Nova Delphi, Lisboa, 2015.
Ficção
- A Garça, Leiria, edições Diferença, 2001.
- Caligrafia da Solidão, S.Paulo, Editora Escrituras, 2006. (Nomeada como finalista ao Prémio Telecom).
- Cantos de Solidão, Porto, Editora Ver o Verso, 2006.
Literatura Infantil
- A História do Palhaço Bonifácio, Porto, Editora Ver o Verso, 2006.
- Os Sete Irmãos, Porto, Editora Ver o Verso, 2008.
Referências citadas
Ligações externas
- -Página de Maria João Cantinho do Centro de Filosofia
- -Página do Collège d'Études Juives.
- -CV de Maria joão Cantinho.
- -Textos de Maria João Cantinho.
- -Espaço online da escritora MJC no site DAS LETRAS
- -Centro de Documentação de Autores Portugueses - DGLB
- -Página do Pen Clube Português.
- -Referências da Revista Colóquio-Letras.