Francisco Alves Cavalcanti Camboim
Quick Facts
Biography
Francisco Alves Cavalcanti Camboim, primeiro e único Barão de Buíque (Pernambuco, ca. 1808 — Brejo da Madre de Deus, 2 de fevereiro de 1896), foi um fazendeiro e político brasileiro.
Filho do Alferes Francisco Alves e de Leonarda Bezerra Cavalcanti de Albuquerque. Durante a juventude participou como voluntário de um dos batalhões armados para combater a Cabanada, revolta de caráter anti-regencial e claramente restauradora ocorrida no interior da província, no episódio ganhou o epíteto de "Camboim", alcunha que carregou durante toda a vida.
Foi Deputado da Assembleia Legislativa da Província de Pernambuco na 1ª legislatura (1835-1837). Exerceu o cargo de Diretor Geral dos Índios da Província entre 1869 e 1879,ele assumiu o posto ainda como Cel. Francisco Cavalcanti Camboim, antes de receber o baronato, permanecendo anos na interinidade.
Agraciado com o título de barão por decreto de 17 de maio de 1871, e faz referência à cidade pernambucana de Buíque. Era oficial da Imperial Ordem da Rosa.
O Barão de Buíque, foi o primeiro prefeito republicano de Brejo da Madre de Deus eleito em 1892, na mesma cidade foi Juiz de paz, comandante-superior da Guarda Nacional e vereador por várias legislaturas. Foi ainda um dos chefes do partido Conservador no interior da província durante mais de meio século, membro presigado da agremiação, o Barão se correspondia e era conhecido por grandes figuras do partido como o Duque de Caxias e o Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira.
Faleceu em 02 de Fevereiro de 1896, aos 88 anos, no Brejo da Madre de Deus, onde possuía a Fazenda Poço, na época muito visitada por barões, condes, viscondes e autoridades - e por isso o titular ficou conhecido popularmente como Barão do Poço. Outros o chamavam de Barão de Camboim.
Casou-se com Ana Olímpia de Siqueira Cavalcanti, com quem teve cinco filhos: Dr. Cincinato Alves Cavalcanti Camboim, Ana de Siqueira Cavalcanti Camboim, Francisco Alves Cavalcanti Camboim, Clara de Siqueira Cavalcanti Camboim e André Alves Cavalcanti Camboim que foi senhor de engenho e primeiro sub-prefeito da cidade de Barreiros.
Seu neto Natalício Camboim de Vasconcelos foi deputado federal pelo estado de Alagoas entre 1909 e 1926.
Ver também
- Lista de prefeitos de Brejo da Madre de Deus
- Lista de Baronatos do Brasil