peoplepill id: fausto-cardoso
FC
Brazil
1 views today
3 views this week
Fausto Cardoso
Lawyer, poet, philosopher and politician of the state of Sergipe, Brazil

Fausto Cardoso

The basics

Quick Facts

Intro
Lawyer, poet, philosopher and politician of the state of Sergipe, Brazil
Places
Gender
Male
Birth
Place of birth
Divina Pastora, Sergipe, Brazil
Death
Place of death
Aracaju, Sergipe, Brazil
Age
42 years
The details (from wikipedia)

Biography

Fausto de Aguiar Cardoso (Divina Pastora, 22 de dezembro de 1864 - Aracaju, 28 de agosto de 1906) foi um advogado, poeta, filósofo e político brasileiro.

Nasceu no Engenho São Félix. Filho de Félix Zeferino Cardoso e de Maria do Patrocínio de Aguiar Botto.Estudou as primeiras letras em Divina Pastora, sua cidade natal, e depois em Maruim, Capela, Aracaju. Cursou o Secundário em Salvador, na Bahia.Bacharelou-se, em 1884, pela Faculdade de Direito do Recife. Recém-formado,foinomeadoPromotordeCapelaeemseguidaatuouemGararu, Riachuelo e Laranjeiras, onde permaneceu aproximadamente por três anos, de 1887 a1890. EmLaranjeiras,participouativamentedafundaçãodoClubeRepublicanoedaredaçãodojornallocaldedicadoàpropagandarepublicanaequecontava,também,comacolaboraçãoredatorial de Felisbelo Freire e de Sílvio Romero. Em 1890, foi destituído do cargo de Promotor pelo próprio Partido Republicano, que ajudou a formar. Entrou em atrito com Felisbelo Freire.Decepcionado com o acontecido, decide mudar-se para o Rio de Janeiro, ocasião em que advogou e lecionou. Foi professordeHistóriaUniversal,LentedeHistóriadaEscolaNormaleDiretordoPedagogium.FoitambémProfessordeBelasArtes,daEscoladeBelasArtes, bem como ProfessordeFilosofiadoDireito na Faculdade Livre de Direito.No Rio de Janeiro, exerceucargosimportantescomoDelegadoAuxiliar,SecretárioGeraldaPrefeituradoDistritoFederal,noGovernodoMarechal FlorianoPeixoto e Redator de Debates da Câmara Federal. Sua banca de advogado foi das mais concorridas na última década do século XIX e até 1906.

O Poeta teve muitos dos seus poemas publicados pelos jornais e revistas do País,destacando-seosversosdeTaçasedeAmor,doisdosseusmaisconhecidossonetos. Escritor, deixou nas páginas dos jornais e das revistas diversos ensaios sobre a ciência da história, direito, filosofia. Como filósofo publicou: Cosmogonia Política e Americana, 1892; Ensaios de Filosofia do Direito, 1895; LeiFundamentaldaHistória,1895,originaldestruídoemincêndiodaImprensa Nacional, em 1911; Cultura e Civilização, 1895; Concepção Monística do Universo, 1894; Taxionomia Social, 1898; Lei e Arbítrio, 1902;

Escreveu para jornais em Recife e integrou o Movimento de Renovação do Pensamento Nacional. que aderiu ao movimento republicano, sendo eleito deputado federal em duas legislaturas e fundou o Partido Progressista.

Foi duas vezes Deputado Federal, uma entre 1900 e 1902 e outra em 1906, que deveria ter concluído o mandato em 1908. Revolucionário,atrita-semaisprofundamentecomogrupopolíticodoMonsenhorOlímpioCampos,fundaoPartidoProgressistaelideraemjulhode1906,ummovimentorevolucionário,formadoporadeptosdeváriaspartesdeSergipe,depondoopresidentedoEstado,desembargadorGuilhermedeCampos,irmãodosenadorOlímpioCampos,querenunciaem10deagosto.ArevoluçãodeFaustoCardoso,queficouconhecidacomo"ATragédiadeSergipe",levouaoPoder,naqualidadedePresidenteProvisório,odesembargadorJoãoMariaLoureiroTavares.Tropas legalistas, mandadas a Sergipe pelo Governo Federal, venceram as resistências e terminarampormatar,comtirosdefuziledeespingarda,FaustoCardoso,entãocumprindo mandato de Deputado Federal. Antesdemorrer,comsede,pediuáguanumacasadaPraçadoPalácio,tambémconhecidacomoPraçadaRepública,esquinacomaRuade Pacatuba,teriadito: "Bebo a alma de Sergipe. Morro, mas a vitória é nossa sergipanos”.

Fausto foi assassinado no Palácio do Governo, em Aracaju, durante o movimento de 1906.

Mas tarde, seus filhos vingaram a sua morte, assassinando no Rio de Janeiro o Monsenhor Olímpio Campos, no episódio conhecido como "A Tragédia de Sergipe".

APraça,pontodeconvergênciadosmovimentossociaissergipanos,passouateronomedeFaustoCardosoenodia8desetembrode1912,foiinauguradopelopresidentedoEstadogeneral José de Siqueira Menezes, o Monumento no centro da Praça, feito pelo escultor Lourenço Petruci, sendo orador o jurista Gumercindo Bessa.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Fausto Cardoso is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Fausto Cardoso
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes