Fausto Cardoso
Quick Facts
Biography
Fausto de Aguiar Cardoso (Divina Pastora, 22 de dezembro de 1864 - Aracaju, 28 de agosto de 1906) foi um advogado, poeta, filósofo e político brasileiro.
Nasceu no Engenho São Félix. Filho de Félix Zeferino Cardoso e de Maria do Patrocínio de Aguiar Botto.Estudou as primeiras letras em Divina Pastora, sua cidade natal, e depois em Maruim, Capela, Aracaju. Cursou o Secundário em Salvador, na Bahia.Bacharelou-se, em 1884, pela Faculdade de Direito do Recife. Recém-formado,foinomeadoPromotordeCapelaeemseguidaatuouemGararu, Riachuelo e Laranjeiras, onde permaneceu aproximadamente por três anos, de 1887 a1890. EmLaranjeiras,participouativamentedafundaçãodoClubeRepublicanoedaredaçãodojornallocaldedicadoàpropagandarepublicanaequecontava,também,comacolaboraçãoredatorial de Felisbelo Freire e de Sílvio Romero. Em 1890, foi destituído do cargo de Promotor pelo próprio Partido Republicano, que ajudou a formar. Entrou em atrito com Felisbelo Freire.Decepcionado com o acontecido, decide mudar-se para o Rio de Janeiro, ocasião em que advogou e lecionou. Foi professordeHistóriaUniversal,LentedeHistóriadaEscolaNormaleDiretordoPedagogium.FoitambémProfessordeBelasArtes,daEscoladeBelasArtes, bem como ProfessordeFilosofiadoDireito na Faculdade Livre de Direito.No Rio de Janeiro, exerceucargosimportantescomoDelegadoAuxiliar,SecretárioGeraldaPrefeituradoDistritoFederal,noGovernodoMarechal FlorianoPeixoto e Redator de Debates da Câmara Federal. Sua banca de advogado foi das mais concorridas na última década do século XIX e até 1906.
O Poeta teve muitos dos seus poemas publicados pelos jornais e revistas do País,destacando-seosversosdeTaçasedeAmor,doisdosseusmaisconhecidossonetos. Escritor, deixou nas páginas dos jornais e das revistas diversos ensaios sobre a ciência da história, direito, filosofia. Como filósofo publicou: Cosmogonia Política e Americana, 1892; Ensaios de Filosofia do Direito, 1895; LeiFundamentaldaHistória,1895,originaldestruídoemincêndiodaImprensa Nacional, em 1911; Cultura e Civilização, 1895; Concepção Monística do Universo, 1894; Taxionomia Social, 1898; Lei e Arbítrio, 1902;
Escreveu para jornais em Recife e integrou o Movimento de Renovação do Pensamento Nacional. que aderiu ao movimento republicano, sendo eleito deputado federal em duas legislaturas e fundou o Partido Progressista.
Foi duas vezes Deputado Federal, uma entre 1900 e 1902 e outra em 1906, que deveria ter concluído o mandato em 1908. Revolucionário,atrita-semaisprofundamentecomogrupopolíticodoMonsenhorOlímpioCampos,fundaoPartidoProgressistaelideraemjulhode1906,ummovimentorevolucionário,formadoporadeptosdeváriaspartesdeSergipe,depondoopresidentedoEstado,desembargadorGuilhermedeCampos,irmãodosenadorOlímpioCampos,querenunciaem10deagosto.ArevoluçãodeFaustoCardoso,queficouconhecidacomo"ATragédiadeSergipe",levouaoPoder,naqualidadedePresidenteProvisório,odesembargadorJoãoMariaLoureiroTavares.Tropas legalistas, mandadas a Sergipe pelo Governo Federal, venceram as resistências e terminarampormatar,comtirosdefuziledeespingarda,FaustoCardoso,entãocumprindo mandato de Deputado Federal. Antesdemorrer,comsede,pediuáguanumacasadaPraçadoPalácio,tambémconhecidacomoPraçadaRepública,esquinacomaRuade Pacatuba,teriadito: "Bebo a alma de Sergipe. Morro, mas a vitória é nossa sergipanos”.
Fausto foi assassinado no Palácio do Governo, em Aracaju, durante o movimento de 1906.
Mas tarde, seus filhos vingaram a sua morte, assassinando no Rio de Janeiro o Monsenhor Olímpio Campos, no episódio conhecido como "A Tragédia de Sergipe".
APraça,pontodeconvergênciadosmovimentossociaissergipanos,passouateronomedeFaustoCardosoenodia8desetembrode1912,foiinauguradopelopresidentedoEstadogeneral José de Siqueira Menezes, o Monumento no centro da Praça, feito pelo escultor Lourenço Petruci, sendo orador o jurista Gumercindo Bessa.