peoplepill id: eni-de-mesquita-samara
EDMS
Brazil
4 views today
4 views this week
Eni de Mesquita Samara
Brazilian historian

Eni de Mesquita Samara

The basics

Quick Facts

Intro
Brazilian historian
Places
Work field
Gender
Female
Birth
Age
63 years
The details (from wikipedia)

Biography

Eni de Mesquita Samara (1948 - 29 de agosto de 2011) foi uma historiadora e professora brasileira, além de diretora do Museu Paulista entre 2003 e 2007. Foi pioneira nos estudos de demografia histórica brasileira, dedicando-se desde os anos 1970 à pesquisa sobre família e relações de gênero.

Carreira

Eni de Mesquita Samara graduou-se em História na Universidade de São Paulo. Obteve os títulos de mestre e de doutora em História Econômica pela mesma instituição, sob orientação de Maria Thereza Schorer Petrone. Tornou-se doutora em 1980 com tese sobre a família na sociedade paulista do século XIX. Após realizar pós-doutorado em Austin, nos Estados Unidos,obteve o título de livre docente em 1994 com pesquisa intitulada Feminismo, Cidadania e Trabalho: o Brasil e o contexto latino-americano nos séculos XVIII e XIX. Foi docente do departamento de História da FFLCH, no qual lecionou disciplinas de Brasil Colonial.

Foi considerada pela comunidade acadêmica pioneira no avanço dos estudos da família e das relações de gênero na área de demografia histórica brasileira. Teve publicações acadêmicas e de divulgação nessa área, tanto no Brasil quanto no exterior, fazendo uso de fontes primárias, manuscritas e impressas.

Assumiu em 1994 a direção do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (CEDHAL), daFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no qual assumiu atividades e projetos variados. No CEDHAL, foi responsável pela organização de um arquivo de fontes primárias dentro da temática da história da população. Permaneceu no posto até 2004.

Foi também vice-diretora da FFLCH entre 2002 e 2003 e presidente da Associação Nacional de História (ANPUH) de 2005 a 2007.

Eni de Mesquita Samara foi diretora do Museu Paulista e do Museu Republicano de Itu. Foi a segunda diretora mulher do Museu Paulista, sucedendo Raquel Glezer, que ocupou o posto desde 1999. Ao assumir a direção geral do Museu Paulista em 2003, Eni ressaltou a importância de o museu estar aberto às mudanças das sociedade contemporânea, evitando o fechamento sobre si mesmo. Na sua visão, o museu deveria ser um espaço de pesquisa de ponta e simultaneamente estar integrado à comunidade paulista de seu entorno, oferecendo um atendimento de qualidade aos visitantes. O desafio de sua gestão foi ampliar as iniciativas empreendedoras inciadas em gestões passadas e buscou modernizar o museu. Anunciou no último ano de sua gestão, em 2007, reformas de expansão do museu e buscou captar recursos através de incentivos fiscais junto a iniciativa privada.

Publicações

  • A família brasileira (1983)
  • As mulheres, o poder e a família (1989)
  • As ideias e os números do gênero (1997)
  • Família e vida doméstica no Brasil (1999)
  • Família, mulheres e povoamento (2003)

Ver também

  • Lista de diretores do Museu Paulista
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Eni de Mesquita Samara is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Eni de Mesquita Samara
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes