peoplepill id: elvis-leonardo-cezar
ELC
Brazil
1 views today
15 views this week
Elvis Leonardo Cezar

Elvis Leonardo Cezar

The basics

Quick Facts

Places
Gender
Male
Age
48 years
The details (from wikipedia)

Biography

Elvis Leonardo Cezar (ou Elvis Cezar) é um político e advogado brasileiro filiado ao PSDB, atualmente em seu segundo mandato como prefeito de Santana de Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo, onde já foi também vereador em duas legislaturas . Desde janeiro de 2017, é presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Biografia

Elvis Leonardo Cezar nasceu em Carapicuíba (SP) em 8 de junho de 1976 , filho de Antonio da Rocha Marmo Cezar e Elisabete Cezar, casado com Selma Cezar.. Formou-se em direito pela Universidade Paulista (campus Alphaville) na turma de 2001 . Em 2008, aos 32 anos, concorreu pela primeira vez em uma eleição, elegendo-se vereador de Santana de Parnaíba com 3114 votos (6,54% dos votos válidos), o mais votado para o pleito.

Controvérsias

Em maio de 2012, sofre cassação de seu mandato na Câmara Municipal, acusado de quebra de decoro parlamentar após ter sido denunciado em um esquema de compra de votos . Sob efeito de liminar, Elvis consegue concorrer para um segundo mandato na Casa de Leis nas Eleições Municipais de 2012 , sendo reeleito com votação ainda maior que a de 2008: 3.719 votos (6,6% do total de votos válidos) , novamente o mais votado do município. Em 2013, toma posse como Presidente da Câmara Municipal: a nova composição da casa emite novo decreto legislativo que revoga a cassação sofrida por Cezar no ano anterior.

Em maio de 2013, o então prefeito do município, Antonio da Rocha Marmo Cezar (pai de Elvis, eleito em 2012), sofre cassação do seu registro de candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral, ao ser enquadrado na Ficha Limpa . Com isso, Elvis Cezar passa a ocupar de maneira interina a prefeitura, até a realização de eleições suplementares, em 1º de dezembro de 2013.

Nas eleições suplementares, candidatou-se ao cargo de prefeito: houve contestação na Justiça Eleitoral de seu registro de candidatura, mas este foi deferido em primeira instância. Foi apresentado recurso ao TRE-SP, mas em conformidade com a legislação eleitoral, o candidato realizou todos os atos relativos à campanha eleitoral e foi eleito prefeito nas eleições de 1º de dezembro de 2013, obtendo 36.096 votos (68,37%).

A PRE/SP manifestou-se pelo indeferimento do registro de candidatura de Elvis Cezar. O procurador regional eleitoral substituto Paulo Thadeu Gomes da Silva explicou que ele, enquanto vereador da Câmara Municipal de Santana do Parnaíba, teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar. O procurador defendeu que a revogação, em 2013, do decreto que cassou o mandato de Elvis em 2012 foi um manifesto casuísmo e que não deveria ser considerado para fins de configuração de inelegibilidade. Diante dessas circunstâncias, o TRE-SP acolheu o parecer da PRE/SP e considerou o prefeito inelegível nos termos do artigo Ib da LC 64/90, e, assim, indeferiu seu registro de candidatura e cassou o seu mandato . Derrotado na segunda instância, Elvis Cezar entrou com recurso especial e permaneceu como chefe do poder executivo, governando a cidade como Presidente da Câmara até dezembro de 2014, um caso pitoresco que se torna notícia nacional .

Em 31 de dezembro de 2014, Dias Toffoli, ministro do Tribunal Superior Eleitoral, publicou decisão liminar que suspendeu a cassação do registro de candidatura de Elvis até que o recurso especial fosse julgado pelo TSE . Em sua decisão, o magistrado alegou que a medida visava evitar a instabilidade política no município, que teria seu terceiro prefeito em três anos, visto que Ronaldo Santos (Partido Socialista Brasileiro) havia sido eleito para a presidência da câmara para o biênio 2015-2016. Desta forma, o tucano foi diplomado como prefeito de Santana de Parnaíba, tendo como vice Oswaldo Borrelli. Em 27 de agosto de 2015, o plenário do TSE rejeitou a cassação da candidatura , validando o resultado da eleição suplementar de 2013.

Operação Lava Jato

Em fevereiro de 2017, reportagem da Revista Veja revelou que Elvis Cezar era alvo de investigação da Polícia Federal no âmbito da Operação Custo Brasil, um desdobramento da Operação Lava Jato. De acordo com a revista, o prefeito é investigado por suposto tráfico de influência com o ministro Dias Toffoli para obtenção da liminar que permitiu sua diplomação. De acordo com a Veja, relatório elaborado pela Polícia Federal revela conversas entre Toffoli e um dos alvos da Operação Custo Brasil, Carlos Gabas. Conforme a publicação, no final de 2014 Gabas teria intermediado pedido de reconsideração que resultou na liminar favorável a Elvis Cezar .

Eleições 2016

Com a vitória obtida no TSE, Elvis Cezar concorreu à reeleição nas Eleições municipais no Brasil em 2016, novamente tendo Oswaldo Borrelli como seu vice. A chapa foi reeleita com 38.185 votos, 63,65% do total, contra 17.421 de Silvinho Peccioli (DEM).

Referências

Ícone de esboçoEste artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Elvis Leonardo Cezar is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Elvis Leonardo Cezar
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes