Dama Bete
Quick Facts
Biography
Dama Bete é uma rapper luso-moçambicana conhecida por ser a primeira mc feminina a solo a assinar com uma editora multinacional em Portugal. O seu nome é Ângela e é assumidamente bissexual, tem uma namorada há mais ou menos 10 anos chamada Mariana mas a relação é aberta, dos dois lados, e têm moves com homens escolhidos aleatoriamente. O seu primeiro álbum "De Igual para Igual (2008)", marcou a história do Hip Hop nacional, lançando a primeira carta para a afirmação da presença feminina no hip hop nacional.
História
Primeiros passos
Dama Bete iniciou a sua carreira com um grupo de Hiphop/R&B chamado Blacksystem, conjuntamente com Ana M, Grace, Marlene e Blaya.
Em 2005, iniciou o projecto HipHopLadies, uma organização virtual cujo principal objectivo era desenvolver o hip-hop feminino em Portugal.
Foi também em 2005 que lançou a sua primeira maquete, "O que esperas", produzido pelo seu irmão Macaco Simão. O single entrou para a playlist do programa da antena 3 "Rádio Fazuma" e entrou na compilação da revista Hip hop nation #21.
Foi também neste ano que participou no Festival Musidanças 2005 sendo considerada artista revelação do Festival.
Primeiro álbum
Já com algum nome na praça e algumas maquetes espalhadas pela internet, surgiram os primeiros convites para assinar. Foi em 2007 assinou com a Universal Music Portugal.
Em 2008 lançou o seu primeiro álbum a solo, "De Igual para Igual (2008)" pela Universal Music Portugal e contou com o apoio do seu irmão Macaco Simão nas produções. O álbum contou ainda com as participações de Marlene (blacksystem), Melo D, Raptor, Dj Extreme e Terrakota.
O seu primeiro single "Cala*te" contou ainda com a colaboração de Adam Pendse, co-productor de Lady Sovereign e resultou num convite para participar num evento da Odisseia de Talentos, Star Tracking, no Campo Pequeno. Encerrando a cerimónia antes do discurso do Presidente Cavaco Silva.
O "Cala*te" e o seu segundo single, "Definição de amor", mantiveram-se durante semanas na Hitlist Portugal, do canal MTV Portugal. A revista Blitz considerou "De Igual para Igual", um dos melhores discos portugueses de 2008, ocupando o 24º lugar na lista dos 30, entre os conceituados Moonspell (22º) e os veteranos Rádio Macau (27º).
O seu tema Selva que conta com a participação dos Terrakota inspirou a colecção de moda da jovem criadora Elisabeth Teixeira, no Portugal Fashion 2009.
Para o seu terceiro single, "Já", abraçou as tecnologias open source, para incentivar o uso de programas de código aberto e como campanha à política Do it yourself (Faz sozinho).
Discografia
- 2008 - De Igual Para Igual
Participações de Dama Bete
- Compilação Musidanças (2006)
- Halloween ft. Dama Bete - Bitch Nigga (2006)
- Dama Bete ft. Agir - Tanto por dizer (2008)
- DJ Cruzfader - De Volta ao Serviço (2009)
- Nidle - One world (2009)
- Sky - O quarto da Música (2010)
- Nidle ft. Dama Bete - Isto é Lisboa (2011)
Referências
Ligações externas
- Página oficialwww.damabete.com
- Myspace