Carina Rissi
Quick Facts
Biography
Carina Rissi (Ariranha, 1980) é uma escritora brasileira de ficção.
Ficou famosa pela série de livros Perdida e é autora de outros best-sellers como Procura-se um marido (2013) e No mundo da Luna (2015). Rissi é notadamente uma das autoras brasileiras mais populares do gênero chick lit, tendo obtido vendas superiores a 700 mil exemplares. Ao longo dos anos, seus livros foram publicados em diversos países como Portugal, Rússia, Ucrânia e Itália.
Biografia
Carina nasceu em Ariranha, interior do estado de São Paulo, em 1980. Antes Carina Rissi nunca imaginou que seria uma escritora de sucesso e desde criança possui o hábito da leitura, tendo como inspiração a escritora inglesa Jane Austen. Rissi é formada em jornalismo.
Carreira
Rissi começou a escrever despretensiosamente em 2010, período que elaborou o rascunho do que seria o seu primeiro livro, o qualmais tarde recebeu o título de Perdida. Após elaborar o seu primeiro livro e incentivada por seu marido, ela procurou diversas editoras, que se recusaram a publicar o livro, em virtude das negativas, Rissi lançou Perdida inicialmente de forma independente. Seu êxito de vendas, ocorreu não apenas no Brasil como na Alemanha, o que fez crescer o interesse de editoras francesas e italianas em traduzir a sua obra. A seguir, Perdida foi lançada pela editora Verus no Brasil.
Em novembro de 2021, foi anunciado uma parceria de Rissi com a WarnerMedia Latin America, para a realização de adaptações audiovisuais de suas obras literárias, a fim de serem exibidas pela plataforma de streaming HBO Max, incluindo a elaboração de roteiros inéditos. A seguir, em novembro de 2022, foi lançado o filme Procura-se, baseado no livro Procura-se um marido (2013) que conta com Camila Queiroz e Kleber Toledo como o casal princial. E em dezembro do mesmo ano, estreou a série No mundo da Luna, baseado no livro de mesmo título publicado em 2015. Posteriormente, foi anunciado a produção de Perdida (2011), filme em processo de adaptação pela Disney, que conta com Giovana Grigio e Bruno Montaleone.
Controvérsia
No livro Perdida a personagem principal viaja no tempo e chega ao Brasil de 1830 onde ainda havia escravidão e no livro não é descrito essa situação, a autora passou a receber críticas de pessoas na internet. Sobre isso ela declara:
Nas adaptações é exatamente como eu idealizei a série: pessoas brancas e negras todas convivendo ali na vila. É que, muitas vezes, eu não coloquei uma descrição. Automaticamente, o racismo estrutural leva as pessoas a pensar que é uma pessoa branca se você não a descreve de outra maneira.
A autora tinha assumido que havia excluído propositadamente a escravidão do livro por achar "Além de hediondo, é muito vergonhoso para nossa história." Sobre abordar o tema em seus livros ela insiste:
É muito difícil você ler um livro de romance de época em que toque no tema sobre escravidão. Ele é realmente muito pesado. Eu acho que é completamente desrespeitoso colocar no meio de uma comédia um tema que é tão monstruoso.
Obras
Série Perdida
- Perdida: Um Amor que Ultrapassa as Barreiras do Tempo (2011)
- Encontrada: À Espera do Felizes Para Sempre (2014)
- Destinado: As Memórias Secretas do Sr.Clarke (2015)
- Prometida: Uma Longa Jornada Para Casa (2016)
- Desencantada: Entregando-se aos Segredos do Amor (2018)
- Indomada: Os Laços Inquebráveis do Amor (2021)
Série Família Cassani
- Procura-se um Marido (2013)
- Mentira Perfeita (2016)
- Amor Sob Encomenda (2019)
Outros títulos
- No Mundo da Luna (2015)
- Quando a Noite Cai (2017)
- Menina Veneno (2017)
- Conto
- No Mundo da Luna - A Entrevista (2015)
Ligações externas
- Website oficial
- Carina Rissi no Instagram
- Carina Rissi no Twitter