peoplepill id: artur-castro-neves
ACN
Portugal
7 views today
8 views this week
Artur Castro Neves
Socioloog

Artur Castro Neves

The basics

Quick Facts

Intro
Socioloog
Places
Work field
Gender
Male
Birth
Place of birth
Porto, Portugal
Death
Age
70 years
The details (from wikipedia)

Biography

Arturo J. Castro Neves (Porto, 1944 — Porto, 2014) foi um sociólogo português.

Biografia

Estudou no Porto, Lisboa e Coimbra onde se empenhou nas lutas estudantis e movimentos antifascistas. Em 1963 foi cofundador dos Cadernos Afrontamento que viriam a dar origem às Edições Afrontamento.

Em 1967, por se recusar a partir para a guerra colonial contra os movimentos africanos de libertação, exilou-se em Paris. Nesta cidade, licenciou-se em Sociologia (1971), na Universidade René Descartes (Sorbonne), tendo-se especializado em antropologia económica. Lecionou nessa universidade a disciplina de sociologia geral.

Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, lecionou antropologia económica na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e em Lisboa, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (1976 - 1978). Regressou a Paris, nos anos 80, trabalhando no sector cinematográfico, nas áreas da distribuição, promoção internacional e produção.

Em Portugal, entre 1990 e 1991, colaborou no Secretariado Nacional para o Audiovisual (presidência do Conselho de Ministros) como consultor para a Europa e para a elaboração do novo quadro regulamentar. Foi secretário-geral da Associação SCALE integrada no Programa Comunitário MEDIA II, (1991 - 1997).

Em 2001 integra o grupo de reflexão, criado por despacho conjunto dos ministros da Cultura e do Equipamento Social e Comunicações, no quadro da "iniciativa convergência e regulação".

Foi responsável pela disciplina de "economia do audiovisual” do curso de cinema da Universidade Moderna de Lisboa (1998 - 2003).

De 2004 a 2007, foi diretor das Relações Internacionais do CLP TV – canal de língua portuguesa, sediado em Paris. Entre 2009 e 2010, foi consultor externo da Rádio e Televisão de Portugal.

Assumiu também a presidência da Associação para a Promoção Cultural do Norte de Portugal, por si criada, em 1997. No quadro da APCNP organiza vários ciclos de conferências sobre problemas políticos nacionais, nortadas, e organiza as conferências internacionais “A comunidade das nações ibero-americanas e a sociedade da informação”.

Comissariou, para a Fundação Serralves, dois ciclos de conferências: O Imaterial – novos paradigmas da contemporaneidade (2011); O Imaterial – cidadãos, instituições, fronteiras e capitais (2013).

Principais obras publicadas

Literatura

  • Espaço Pátria Revivido, 1978. Porto: A Regra do Jogo.
  • Os Entusiasmos Artificiais, 1986. Porto: Ed. Afrontamento.

Ensaio

  • Políticas Públicas e Reformas na Sociedade da Informação, 2006. Porto: Afrontamento.
  • Políticas Públicas e Regulação no Sector Audiovisual e Multimédia – Navegar a língua portuguesa, 2012. Porto: Afrontamento.

Obras coletivas

Ensaio
  • Colabora no Dictionnaire d'Anthropologie, 1972. CAL: Paris.
  • "A Europa na encruzilhada informacional: Inovação e recursos humanos face aos modelos culturais", in Economia & Prospetiva, n.º 11, outubro de 1999-março de 2000, páginas 47-68, Lisboa, Ministério da Economia.
  • "A economia da convergência e da indústria de conteúdos media. O Estado como factor social de produção”, in Economia & Prospetiva, n.º 17, julho-setembro de 2001, Lisboa, Ministério da Economia).
  • “Sete ensinamentos sobre a sociedade da informação - A difícil aprendizagem da gobernabilidade e das políticas públicas", in Economia Pura, n.º 55, março de 2003, pp 86-89, Lisboa.
  • “A indústria de conteúdos–uma visão estratégica”, GEPE “Documentos de Trabalho”- Ministério da Economia, setembro de 2003 (108 pp).
  • “Una visión estratégica para la industria de contenidos” (TELOS, Madrid, abril-junho de 2004, n.º 59 segunda época, 3pp).
  • Como definir a sociedade da informação? (2007). In obra coletiva SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO – O Percurso Português – Dez anos de sociedade da informação. Análise e Perspetivas, Coordenação de José Dias Coelho (Lisboa, APDSI e Edições Sílabo, 2007, pp. 57-69).
  • Publicação de artigos nos periódicos Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Público.

Edições culturais

  • 1963. Com colegas de liceu, criou a revista Espaço, publicado pelas Edições Afrontamento.
  • 1978. Fundador da Revista Trimestral de Histórias e Ideias (codiretor com Armando Trigo de Abreu).

Produção audiovisual

Como produtor, na cidade do Porto, produziu para a RTP, um telefilme escrito por Carlos Tê, sobre os novos modos de vida urbanos na cidade, intitulado Corações Periféricos (1989-1990).

Preparou uma série televisiva, escrita por Carlos Tê e Zé Martins, sobre as novas realidades do poder local (baseada no Norte), intitulada Autarca Modelo (1991).

Produziu o filme documentário sobre o arquiteto Álvaro Siza Architecture Siza coproduzido com a RTP, o INA, e a Televisão da Catalunha (1993).

Realizou a curta-metragem O Observador das Coisas (sete minutos), sobre o poeta Fernando Pessoa, em especial O Guardador de rebanhos para a RTP.

Entre 1989 e 1991 produziu também As viagens modernas (6x25') apoiado pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

Ligações externas

  • Portal de biografias
  • Portal da sociologia
  • Portal do Grande Porto
  • Portal de Portugal
  • Portal da lusofonia
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Artur Castro Neves is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Artur Castro Neves
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes