peoplepill id: antonio-rosa-casaco
ARC
Portugal
1 views today
1 views this week
António Rosa Casaco
Portuguese photographer

António Rosa Casaco

The basics

Quick Facts

Intro
Portuguese photographer
Places
Work field
Gender
Male
Place of birth
Abrantes, Portugal
Place of death
Cascais, Portugal
Age
91 years
The details (from wikipedia)

Biography

António Rosa Casaco (Abrantes, Rossio ao Sul do Tejo, 1 de Março de 1915 — Cascais, Cascais, 11 de Julho de 2006) foi o agente da PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), que chefiou a brigada que assassinou o General Humberto Delgado.

Origens

De origens humildes, era filho natural de Joana Rosa. O apelido Casaco foi escolhido pela mãe, que o terá ido buscar a familiares longínquos. Oficialmente, era filho de pai incógnito. Um pai que, no entanto, está bem identificado e conheceu perfeitamente: António Augusto da Silva Martins, ex-campeão de tiro e participante nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, em Paris. O mesmo pai de dois conhecidos clínicos - António Gentil da Silva Martins e Francisco Gentil da Silva Martins, o primeiro o cirurgião plástico e cirurgião pediatra que chegou a ser 8.º Bastonário da Ordem dos Médicos de 1977 a 1986, este último oncologista.

Carreira

Fez carreira na Polícia Internacional e de Defesa do Estado, mais tarde Direção-Geral de Segurança, onde entrou em 1938, quando ainda era então Polícia de Vigilância e Defesa do Estado.

Esteve alegadamente envolvido em negócios de contrabando que lhe davam alguns rendimentos, mas nunca sendo instaurado nenhum processo ou investigação sobre o assunto.

Rosa Casaco era conhecido como "o Pide, menino bonito de Salazar". Este último detinha grande confiança no primeiro e foi o autor das suas fotografias mais íntimas.

Chegou a estar exilado em Espanha e no Brasil. Foi julgado à revelia por ter cumprido as leis de estado anteriores a 1974 na década de 1980 e condenado a oito anos de cadeia por crimes de falsificação, destruição de documentos e por ter pertencido à polícia política do Estado Novo.

Vivia em Cascais, Cascais, desde 2002, quando os mandados internacionais que pendiam sobre si foram cancelados, e apesar de a Constituição Portuguesa de 1976 afirmar expressamente a não-prescrição dos crimes cometidos durante o Estado Novo.

Fontes

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
António Rosa Casaco is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
António Rosa Casaco
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes