Antonio Carlos Borges-Cunha
Quick Facts
Biography
Antônio Carlos Borges-Cunha (Bom Jesus, 1952) é um músico brasileiro.
Desde pequeno se interessou pela música, e quando pequeno inventava seus próprios instrumentos, tendo ganhado o seu primeiro acordeão na adolescência. Iniciou a sua carreira na Rádio Esmeralda de Vacaria e foi fundador de Os Caudilhos, um dos mais destacados conjuntos de baile dos anos 1970 e 1980.
Estudou no Brasil com Hans-Joachim Koellreutter e Armando Albuquerque, e nos Estados Unidos com Roger Reynolds, Harvey Sollberger, Brian Ferneyhough, Robert Cogan e Pascal Verot, recebendo os títulos de bacharel em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Música pelo New England Conservatory e doutor em Música pela Universidade da Califórnia.
Atualmente é professor orientador do programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, regente titular da Orquestra Sesi/Fundarte e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro.
Como compositor explora a expressividade e a força dramática, a partir de sonoridades que integram linguagens e culturas musicais aparentemente antagônicas. Como maestro, Borges-Cunha tem contribuído para atualizar o repertório local da música de concerto. Também foi selecionado na XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.
Ver também
- História da música erudita em Porto Alegre
- Instituto de Artes da UFRGS
- Cultura de Porto Alegre
- Orquestra de Câmara Theatro São Pedro
Referências
- Ostermann, Ruy Carlos. Encontros com o Professor: Antônio Carlos Borges-Cunha. 30/06/2009