peoplepill id: ana-sofia-campea
ASC
Portugal
3 views today
4 views this week
Ana Sofia Campeã
Portuguese musician

Ana Sofia Campeã

The basics

Quick Facts

Intro
Portuguese musician
Places
Work field
Gender
Female
Place of birth
Lisbon, Lisbon, Portugal
Instruments:
The details (from wikipedia)

Biography


Ana Sofia Campeã (Lisboa) é uma acordeonista portuguesa.

Biografia

Frequentou o Curso Geral de Acordeão no Instituto de Música Vitorino Matono, tendo como Professor Vitorino Matono. Terminou o Conservatório em julho de 2004. Cedo começou a ter uma presença ativa em programas de Rádio de Norte a Sul do país, tendo sido uma delas muito importantes, em 1993 foi apurada para a finalíssima do programa da Voz de Lisboa da Rádio Renascença “lugar aos novos” de Fernando de Almeida, gravando assim o primeiro CD juntamente com outros artistas. Aos 9 anos de idade estreou-se a nível televisivo no programa “A filha da Cornélia” da RTP1, começando a ser conhecida pela descontração a tocar e pelo sorriso sempre presente!

No Algarve participou em várias Galas Internacionais de Acordeão.

Com 11 anos em 1994, faz a sua primeira apresentação a nível internacional na Suíça.

No mesmo ano obtém o 1.º lugar no Concurso Nacional de Acordeão em Lisboa, sem limites de idade. Ganha igualmente em 1995 o 1.º lugar no Concurso Nacional de Acordeão em Alcobaça na categoria de Júnior Popular Ligeiro.

Fez inúmeras entrevistas em Jornais e Revistas Nacionais e Internacionais tais como: Nova Gente, Correio da Manhã, Tal e Qual, Badaladas, A Avezinha, O Carrilhão, A comarca, O clarim de Macau (Macau), A voz de Portugal (Canadá), Diário do Sul, Ribatejo, O correio do Ribatejo, Planeta Acordeão, Accordeon Magazine, A Família Cristã, Fórum Estudante, Alvaiazerense, entre muitos outros.

Em 1996, atua ao longo de todo o mês de abril em Macau com outros artistas como Vicente da Câmara, Carolina Tavares e Luís Tomar.

Com apenas 13 anos de idade, participa no 46º Troféu Mundial de Acordeão, onde obtém o 7.º lugar na categoria Varieté, categoria sem limite de idade. Termina o ano de 1996 com uma semana plena de atuações em Luxemburgo.

Em 1997 na França participa nos IX Reencontros Europeus de Acordeão, com dezenas de acordeonistas de toda a Europa. Em 2000 é novamente convidada, o que lhe deu a possibilidade de participar igualmente em programas de rádio e televisão na França.

Em 1998 obtém o 1.º lugar no concurso o Corridinho em Setúbal, com o corridinho “o teimoso” do autor e seu professor Vitorino Matono.

Em Portugal foi a 1ª Acordeonista a fazer espetáculos com microfones sem fios, dando início a uma nova era do espetáculo em Acordeão.

Ainda em 1998 revoluciona novamente, sendo a 1ª Acordeonista a tocar em Portugal com o Acordeão do Futuro “Cavagnolo – ODYSÉE”, apresentado em público um novo reportório carregado de frescura e animação com tudo o que há de mais popular na música popular/tradicional portuguesa.

Em 1999 sobe ao palco do Coliseu dos Recreios em Lisboa, como artista convidada para a grande Noite do Fado, com transmissão em direto para a RTP 1, RTP internacional e RTP África. Em 2000 participa novamente mas desta vez pisando o palco tanto do coliseu de Lisboa como o coliseu do Porto.

No ano de 2000 é considerada a acordeonista que seguramente mais Festivais de Acordeão organiza de Norte a Sul do país com acordeonistas nacionais e internacionais.

No mesmo ano “bate” o seu recorde de espetáculos, com participação ativa em Festivais de Acordeão organizados por si, Festas de Povoações, Tasquinhas, Feiras Gastronómicas, Galas, Concertos, etc.

Ainda em 2000 e com apenas 17 anos de idade, é convidada pelo seu professor Vitorino Matono para dirigir a Orquestra Juvenil do Instituto de Música Vitorino Matono, convite esse que lhe deu grande honra e alegria, dirige esta orquestra desde 2000 a 2006.

Em junho de 2001 tem espetáculos marcados nos Estados Unidos da América, nas grandiosas festas do dia de Portugal. Ainda a nível internacional, em agosto do mesmo ano tem espetáculos marcados para o Canadá, no 13º Carrefour Mondial de L’ Accordéon.

Em 2003 dirige a Orquestra Sénior no I.M.V.M. a convite do professor Vitorino Matono.

Em 2004, termina o conservatório e é professora no Instituto Musical Vitorino Matono.

Em 2006 termina o Bacharelado no Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico, diploma atribuído pela Escola Superior de Educação de Setúbal, que confere o direito ao grau de Bacharel em Animação Musical e em Ensino de Educação Musical do 1º ciclo do E.B.

Em 2006 é presidente de Júri dos exames práticos oficiais de acordeão no I.M.V.M.

Ainda no mesmo ano é artista convidada para atuar no encontro nacional de Acordeão, concertinas e harmónica na Madeira e é artista convidada para um YouthPass, organizado pela Directorate-General for Education and Culture by European Commission, que teve lugar no Chipre em 2006.

Em 2007 termina a Licenciatura (4 anos) no Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico, diploma atribuído pela Escola Superior de Educação de Setúbal, que confere o direito ao grau de licenciada em ensino e à correspondente habilitação profissional para lecionação da disciplina de Educação Musical do E.B.

No mesmo ano tem alunos a participar no Concurso Nacional de Acordeão em Alcobaça na categoria de Iniciados, tendo o seu aluno César Marinho obtido o 1º lugar nesta categoria.

Em 2008 dirige o Projeto de sua autoria “Reviver o Acordeão Vivendo o Folclore” em Peniche, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Peniche. É um projeto que conta com a presença de cerca de 30 alunos de diferentes idades e grupos musicais que ao sábado se deslocam para aprender e aperfeiçoar a arte de tocar acordeão.

No mesmo ano é ainda professora em Moscavide e faz igualmente parte do corpo docente da Orquestra Ligeira da freguesia do Bárrio em Alcobaça, orquestra essa da qual é Madrinha.

De 2009 a 2013 integra o projeto The Godspeed Society.

De 2009 a 2011 integra o projeto Flor-de-Lis.

Em 2009 vence com os Flor-de-Lis o Festival da canção RTP e representa Portugal na Eurovisão em Moscovo.

Em 2011, recebe diploma de mérito artístico e cultural pela Junta de Freguesia de São Jorge de Arroios, a sua freguesia berço.

De 2011 até à atualidade integra o projeto Simple Piano Bar.

Em 2013 termina o Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animação Sociocultural e Inclusão, diploma atribuído pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett, que confere o grau de Mestre com a qualificação final de muito bom.

Em 2013 integra o projeto A Graphonola.

Ana Sofia Campeã já tocou em algumas das maiores salas e espaços culturais: Coliseu de Lisboa e Porto, Cinema Mundial, Teatro Maria Matos, Tivoli, São Jorge, Parque Mayer - Maria Vitória, Malaposta, Ritz Club, Politeama, Teatro da Luz, Pavilhão Carlos Lopes, Campo Pequeno, Auditório Beatriz Costa, Pavilhão Atlântico, FIL, entre muitos outros.

Já esteve presente nos seguintes programas de televisão: A Filha da Cornélia (RTP) Luzes da Ribalta (TVI) Big Show Sic (SIC)Praça da Alegria (RTP) Os Principais (RTP) Programa Fátima Lopes (SIC) Grande Noite do Fado Lisboa/Porto (RTP) Sic 10 horas (SIC) Às duas por três (SIC) A vida é Bela (TVI) Querida Júlia (SIC) Olá Portugal (TVI) Portugal no coração (RTP) Você na TV (TVI) Somos Portugal (TVI) Verão Total (RTP) Festival da Canção (RTP) Eurovisão (RTP) Entre outros.

Discografia

Cassetes

  • 1994
  • 1995
  • 1996
  • 1998

CDs

  • Em 2009 grava músicas com Bambs Cooper, NAU e Rozett.

Álbuns

  • Signo Solar com osFlor-de-Lis (2010)
  • Killing tale com os The Godspeed Society (2012)
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Ana Sofia Campeã is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Ana Sofia Campeã
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes