Álvaro Gonçalves de Ataíde, 1.º Conde de Atouguia
Quick Facts
Biography
Dom Álvaro Gonçalves de Ataíde (ca. 1390 — 1452), 1º Conde de Atouguia era filho de Martim Gonçalves de Ataíde, alcaide-mor de Chaves, e de Dona Mécia Vasques Coutinho, aia dos Infantes da Ínclita Geração, filhos de D. João I. Foi figura proeminênte da Corte nos governos do Regente D. Pedro, Duque de Coimbra e de D. Afonso V. Em 1448. D. Álvaro alinhou no partido do Rei e do Duque de Bragança contra o Infante D. Pedro, Duque de Coimbra, que terminou na Batalha de Alfarrobeira a 20 de Maio de 1449. Sendo aio do Rei D. Afonso V, a sua posição privilegiada junto do monarca granjeou-lhe o título de Conde de Atouguia em 1448. Foi ainda alcaide dos castelos de Atouguia, Vinhais, Monforte de Rio Livre e Coimbra.
Terá sido um dos primeiros vinte e sete cavaleiros a receber a Ordem da Torre e Espada.
Em 1445 armou uma das 26 caravelas que se destinavam à Guiné, da qual nomeou capitão João de Castilha, diz «Nobreza de Portugal», tomo II, página 331: «juntamente com uma caravela de Picanço e outra de Tavira, esteve em Palma e na Gomeira, onde realizou proezas com ajuda de dois capitães, Bruco e Piste, que ali residiam e se tornaram serviçais do Infante. Foi cavaleiro da Ordem da Espada e aio de D. Afonso V de Portugal.
Casamento e descendência
Casou com Dona Guiomar de Castro, que foi aia da Infanta Dona Leonor, depois imperatriz da Alemanha, filha de Dom Pedro de Castro, senhor de Cadaval, e sua mulher Dona Leonor Teles de Menezes.
Foi-lhe concedido o título de conde de Atouguia com doação e jurisdição deste vila, por carta de 17 de dezembro de 1448, de Afonso V.
Seu filho Dom Martinho de Ataíde foi o 2º conde.
Referências
Ligações externas
Precedido por novo título | Conde de Atouguia 1448 — 1452 | Sucedido por Martinho de Ataíde |