Alexandre Birnfeld
Quick Facts
Biography
Alexandre Birnfeld (Montenegro, 29 de abril de 1964 - Porto Alegre, 26 de novembro de 2014) foi um compositor e professor brasileiro.
Biografia
Iniciou seus estudos musicais na cidade de Montenegro com Guaracy e Antonio Carlos Borges-Cunha. Participou como baixista do grupo "Anos Blues". Após mudar-se para Porto Alegre, ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde fez graduação e mestrado em música sob orientação de Antonio Carlos Borges-Cunha. Obteve o grau de "Mestre em Música" pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2003, tendo publicado "Polyakanthos : processos composicionais", dissertação que inclui CD com a gravação das obras compostas durante o mestrado em música.
Foi membro fundador do grupo Ex-Machina de música erudita contemporânea do qual participou como compositor e instrumentista, lançou discos e participou de apresentações no Brasil, Argentina e Uruguai. Após retornar para Montenegro, foi professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e professor adjunto da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Em junho de 1997, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) realizou a estreia de sua composição "O Sonho de Dédalo". No ano 2000, teve sua composição "Trio para Violino Violoncelo e Piano" incluída no filme "Tolerância" de Carlos Gerbase, estrelado por Maitê Proença.
Alexandre também participou de edições do Encompor em Porto Alegre e da Bienal de Música Brasileira Contemporânea no Rio de Janeiro, e teve composições tocadas pela Orquestra Sesi-Fundarte e pela Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.
A partir de 2011 desenvolveu o projeto "Programas e Jogos Musicais Aplicáveis à Educação", que investigava programas e jogos musicais disponibilizados de maneira gratuita na internet e que poderiam ser destinados à educação. Trabalhos relacionados com este projeto foram apresentado por Alexandre em congressos em diversas ocasiões.
Homenagens
Em 2016, a pianista Catarina Domenici, apresentou na Fundação Ecarta e no projeto Desconcerto, no Espaço Parangolé em Porto Alegre, a composição "Lux Eterna (in memoriam Ulisses Ferretti e Alexandre Birnfeld)", escrita pela referida pianista, em parceria com o compositor James Correa.
Em 20 abril de 2017, a escola de música Espaço Musical Montenegro, na cidade de Montenegro, inaugurou a sala "Prof. Alexandre Birnfeld", como uma homenagem ao compositor.
Obra
Principais Composições
- "Pampa Guarany", 2001, 15min, Fagote e Orquestra de cordas
- "O Sonho de Dédalo", 1996, 9min, Orquestra de cordas
- "Polyakantos", 2002, 18min, Flauta/piccolo, Clarinete/Clarinete baixo, percussão, piano, violino e violoncelo.
- "Trio para Violino Violoncelo e Piano", 1996, 8min, Violino, violoncelo e piano
- "Immobili", 2004, 3min, Theremin, viola, fagote e contrabaixo elétrico
- "Voga", 2000, 5min, 5 vozes
- "O Caminho", 1995, 5min, voz e quinteto de madeiras
- "A Grande Ilusão do Carnaval", 2002, 7min, voz, fagote, piano, teclado e contrabaixo
- "Eletroac. K'uei", 2002, 10min, CD
- "Akrotismo Cinecromático", 2003, 5min, Instalação
Discografia
- Polyakanthos : processos composicionais, 2003.
- Ex-Machina. Um Som Que Não Soa, 2002..
- Catarina Domenici. "Porto 60'", 2002. Gravação da obra "Cangaço", para piano.
- Ex-Machina. Ex-Machina, 1998..