peoplepill id: adriana-barsotti
AB
Brazil
6 views today
6 views this week
The basics

Quick Facts

Places
Gender
Female
Place of birth
Rio de Janeiro, Brazil
The details (from wikipedia)

Biography

Adriana Barsotti (Rio de Janeiro, 26 de março de 1968) é uma jornalista brasileira.

Biografia

Adriana Barsotti Vieira é atualmente professora adjunta do Iacs, Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense; consultora para projetos digitais (como o do Sistema Globo de Rádio na transição das rádios analógicas para digitais), e colaboradora do Projeto #Colabora, um dos empreendimentos jornalísticos digitais brasileiros surgidos na esteira da migração de leitores para os meios digitais.

Lançou, em dezembro de 2018, seu segundo livro: Uma história da primeira página: do grito ao silêncio no jornalismo em rede, pela Editora Insular. Seu primeiro livro, Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência, foi publicado pela Editora Insular em 2014. Como consultora, coordenou, pela editora Intrínseca, o projeto de adaptação para e-books, lançados em 2014, da série sobre a ditadura de Elio Gaspari: A ditadura envergonhada, A ditadura escancarada, A ditadura derrotada e A ditadura encurralada. Também como consultora, foi responsável pela edição multimídia do livro Cartas do pai, de Alceu Amoroso Lima, pelo Instituto Moreira Salles, em 2016.

No jornal carioca O Globo, Adriana Barsotti foi editora do Globo a Mais, revista eletrônica para tablets, de 2012 a 2013; gerente de produto, entre 2008 e 2011, responsável pelo planejamento de produtos para site, celular e tablet; editora do suplemento juvenil Megazine, de 2004 a 2007, e editora-assistente de Política, entre 2001 e 2004. Chefiou a sucursal do Rio de Janeiro da revista Istoé Gente, publicada pela Editora Três; foi editora-assistente da coluna Ricardo Boechat em O Globo, e repórter dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.

É graduada em Jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO UFRJ) e pós-graduada em Marketing pelo Coppead/UFRJ. É mestre e doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Como pesquisadora, atua na área de comunicação, com foco em jornalismo digital e convergência de mídias. Foi professora de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro.

Adriana Barsotti é casada com o jornalista Agostinho Vieira, com quem tem uma filha. Tem uma filha do primeiro casamento.

Prêmios

Adriana Barsotti ganhou em 2018 o Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor tese de doutorado do país em jornalismo (Primeira página: do grito no papel ao silêncio no jornalismo em rede), conferido pela SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo). Em 2013 recebeu o Prêmio Compós de Dissertação com o trabalho Transformações contemporâneas nas práticas jornalísticas: o jornalista on-line como mobilizador da audiência.

Adriana recebeu o Prêmio Esso de Contribuição à Imprensa em 2012, conferido ao Globo a Mais, do qual era editora. Ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo em 1996 pela série de reportagens A história secreta da Guerrilha do Araguaia, publicada em O Globo. A mesma série recebeu menção honrosa no Premio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, menção especial na 14ª edição do Prêmio Internacional de Jornalismo Rey de España e a Medalha Chico Mendes.

Bibliografia

  • Uma história da primeira página: do grito ao silêncio no jornalismo em rede. 1ª ed. Florianópolis: Insular, 2018. 350p.
  • 'Algoritmos como gatekeepers: os riscos para o jornalismo e para a sociedade'.Anais do 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: FIAM-FAAM / Anhembi Morumbi, 2018.
  • Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência. 1ª ed. Florianópolis: Insular, 2014. 272p.
  • AGUIAR, Leonel (Org.); BARSOTTI, Adriana (Org.). Clássicos da comunicação: os teóricos de Pierce a Canclini. 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2017. v. 1. 365p. Organizadora, com Leonel Aguiar.
  • 'O jornalista como mobilizador da audiência na internet', com Leonel Aguiar, in Dione Oliveira Moura; Fabio Henrique Pereira; Zélia Leal Adghirni (orgs.). Mudanças e permanências do jornalismo. 1ª ed. Florianópolis: Insular, 2015, v. 1, p. 77-95.
  • 'Jornalismo, interesse público e interesse do público: a imprensa popular na internet', in Ana Carolina Rocha Pessôa Temer; Marli dos Santos (orgs.). Fronteiras híbridas do jornalismo. 1ª ed. Curitiba: Appris Editora, 2015, v. 1, p. 101-115.
  • 'Le journal comme catalyseur de la mobilisation du public sur internet', com Leonel Aguiar, in: Florence Le Cam; Dennis Ruellan (orgs.). Changements et permanences du journalisme. 1ª ed. Paris, França: L’Harmattan, 2014, v. 1, p. 63-78.
  • AGUIAR, Leonel; BARSOTTI, Adriana. 'O jornalista on-line como mobilizador de audiência na internet', in V Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0. Bilbao, 2013, p. 67-83.
  • 'Produção de notícias para dispositivos móveis: a lógica das sensações e o infotenimento', com Leonel Aguiar, in: João Canavilhas (org.), Notícias e mobilidade. 1ª ed. Covilhã, Portugal: Livros Labcom, 2013, v. 1, p. 295-318.
  • 'As máquinas não param: o jornalismo em rede na era da convergência de redações'. Revista Líbero, Faculdade Cásper Líbero, v. 41, p. 143-154 , 2018.
  • 'Da manchete ao post: a formação de múltiplas agendas nas redes sociais'. Revista Contracampo, PPGCOM-UFF, v. 37, p. 168-191, 2018.
  • 'Um silêncio ronda as home pages: perda de audiência e mudanças nas rotinas produtivas'. Revista Parágrafo, FIAM-FAAM, v. 5, p. 178, 2017.
  • 'O jornalismo e os dilemas da contemporaneidade: o eu, o aqui e o agora'. Revista Mídia e Cotidiano, PPGMC-UFF, v. 10, p. 192-209, 2016.
  • 'Jornalismo amador: proposta para definir as práticas jornalísticas exercidas pelo público em ambientes interativos'. Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, v. 1, p. 46-61, 2014.
  • 'Transformações contemporâneas nas práticas jornalísticas: o jornalista on-line como mobilizador da audiência'. Revista E-Compós, v. 17, p. 1-20, 2014.
  • 'Two screens, two paths: news production for smartphones and tablets on the Brazilian newspapers scene'. The official research journal of the International Symposium on Online Journalism, v. 4, p. 112-132, 2014.
  • 'Duas telas, dois caminhos. A produção de notícias para celular e tablet no panorama dos jornais brasileiros'. Sur le journalisme, v. 3, p. 56, 2014.
  • 'Mobilizar a audiência: uma experiência contemporânea no jornalismo online'. Revista Alceu (PUC-Rio), v. 13, p. 5-19, 2012.
  • 'As novas tecnologias digitais e as perspectivas para o jornalismo e a literatura eletrônicos'. Revista Comunicação & Inovação, v. 11, p. 8-15, 2010.

Ligações externas

  • Currículo Lattes
  • Perfil de autor no Projeto #Colabora
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Adriana Barsotti is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Credits
References and sources
Adriana Barsotti
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes