peoplepill id: zenildo-gonzaga-zoroastro-de-lucena
ZGZDL
Brazil
1 views today
1 views this week
Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena

Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena

The basics

Quick Facts

From
Gender
Male
Place of birth
São Bento do Una, Brazil
Age
87 years
Education
Academia Militar das Agulhas Negras,
Awards
Ordem do Mérito Cultural
(1998)
The details (from wikipedia)

Biography

Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena (São Bento do Una, 2 de janeiro de 1930 — Rio de Janeiro, 26 de março de 2017) foi um General de Exército brasileiro, que exerceu o cargo de Ministro do Exército entre 1992 e 1999.

Carreira Militar

Zenildo nasceu em São Bento do Una, município localizado no Agreste Pernambucano, filho da professora Maria Augusta Siqueira de Lucena e do servidor público José Higino Homem de Lucena.

Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1948, sendo declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria em dezembro de 1950.

Foi o primeiro colocado de sua turma de cavalaria na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e também de sua turma da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Em função desses resultados escolares, foi condecorado com a Medalha Marechal Hermes de prata dourada com duas coroas.

Era ligado aos setores mais nacionalistas do Exército e integrou um grupo de oficiais que apoiou a indicação do General Albuquerque Lima para suceder o General Artur da Costa e Silva, na Presidência da República. O objetivo do grupo era evitar a indicação do General Emílio Garrastazu Médici, que, no entanto, acabou sendo eleito pelo Congresso Nacional em 25 de outubro de 1969.

Como coronel, comandou o 2º Regimento de Cavalaria de Guardas, no Rio de Janeiro e, entre 1978 e 1979, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas.

Foi promovido a General de Brigada em 31 de março de 1983, tendo sido comandante da 11.ª Brigada de Infantaria Blindada, também em Campinas e Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo. Entre 25 de janeiro de 1985 e 27 de janeiro de 1987, comandou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Foi, também, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, em Brasília.

Como General de Exército, foi Comandante Militar do Leste, no Rio de Janeiro, de 21 de agosto a 8 de outubro de 1992.

Ministro de Estado

Deixou o cargo no CML para assumir o Ministério do Exército em 9 de outubro de 1992. Permaneceu na função durante o governo do Presidente Itamar Franco e no primeiro mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso, até dezembro de 1998.

Quando assumiu o Ministério do Exército, quando a jovem democracia brasileira passava pelo seu primeiro teste de fogo. Fernando Collor, primeiro presidente eleito por voto direto desde 1960, havia sido afastado do cargo. A linha-dura farejou o vácuo de poder e voltou a se agitar nos quartéis. A conspiração foi cortada na raiz. O general Zenildo enquadrou os golpistas, exigiu respeito à hierarquia e garantiu o apoio da caserna ao novo governo de Itamar Franco.

Sua atuação firme foi reconhecida, e ele permaneceu no cargo após a posse de Fernando Henrique Cardoso. No governo tucano, Zenildo voltou a demonstrar talento para controlar crises. Deu aval à Lei dos Desaparecidos Políticos e ao pagamento de indenizações a famílias de vítimas do regime militar. Apoiou a criação do Ministério da Defesa, que subordinou as três Forças à autoridade civil. No primeiro volume dos "Diários da Presidência", Fernando Henrique exaltou a competência e a lealdade do oficial. "É discreto, democrata, tem comando e tranquiliza a retaguarda do Exército", escreveu o ex-presidente.

Vida após a passagem para a reserva

Depois de entregar o Ministério do Exército para o General Gleuber Vieira, passou a viver na cidade do Rio de Janeiro, onde morreu em 26 de março de 2017, aos 87 anos.

Zenildo foi casado com Maria Edith Jourdan Lucena, com quem teve duas filhas, Valéria May e Renata Beatriz, e cinco netos.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 18 Jun 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Reference sources
References
Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes