Quantcast
peoplepill id: regina-helena-esberard
RHE
1 views today
1 views this week
Regina Helena Esberard

Regina Helena Esberard

Regina Helena Esberard
The basics

Quick Facts

From Brazil
Gender female
Birth 1945, Rio de Janeiro, Brazil
Age 77 years
The details (from wikipedia)

Biography

Regina Helena Esberard (Rio de Janeiro, 1 de setembro de 1945), conhecida como Gigi da Mangueira, é uma ex-passista, modelo, vedete e atriz brasileira.

Nascida em Copacabana, foi criada em Ipanema. Aos 14 anos começou a trabalhar numa confecção de roupas femininas e, a convite da dona da empresa, passou a desfilar. Da passarela passou ao teatro, levada por Carlos Machado. Estreou nos placos no espetáculo O Teu cabelo Não Nega, de 1963. Destacou-se entre as novatas por saber sambar, tendo frequentado a quadra da Estação Primeira de Mangueira desde que assistira a uma apresentação da escola no Liceu Franco-Brasileiro, onde estudava. Ao começar a vida artística, recebeu o apelido, dado pelo jornalista Eli Halfoun.

Desfilou pela Mangueira pela primeira vez como destaque, em 1961, quando a escola foi campeã com o enredo Reminiscências do Rio antigo. Mas só a partir de 1962 que se tornou passista. Primeira moça branca de classe média da Zona Sul carioca a entrar para o mundo das escolas de samba, defendeu a verde-e-rosa até 1983, interrompendo a sequência apenas em 1966, quando nasceu o seu segundo filho. Parceira de Mussum, ganhou destaque na imprensa por quebrar o estereótipo da passista negra e moradora do morro.

Como atriz, trabalhou no curta-metragem O Anjo, de Sílvio Autuori, mais tarde lançado como episódio do longa Quatro Contra o Mundo (1970). Gravou um compacto com os sambas Diz que Fui por Aí, de Zé Keti, e Água na Boca, do Cacique de Ramos

Abandonou os desfiles em 1984, quando foi inaugurada a Passarela do Samba. Voltou pela última vez em 1992, quando a Mangueira homenageou Tom Jobim com o enredo Se todos fossem iguais a você - Tom Jobim, porém não mais como passista e sim usando roupa da diretoria.


The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 20 Feb 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Reference sources
References
http://www.projetovip.net/0901.htm
https://pt.scribd.com/document/276124535/A-Forc-a-Feminina-do-Samba
https://segredosdosfamosos.com.br/tres-socialites-com-muito-samba-no-pe-quebraram-tabus-e-levaram-a-elite-carioca-para-o-carnaval-glamurama/
http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_07&pagfis=89999&url=http://memoria.bn.br/docreader#
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI160833-15228,00-AS+DEUSAS+DO+SAMBA.html
http://revistaquem.globo.com/Quem/0,6993,EQG1670742-2157,00.html
https://books.google.com.br/books?id=xFx-DwAAQBAJ&pg=PT55&hl=pt-PT&source=gbs_toc_r&cad=2#v=onepage&q&f=false
http://bases.cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-243371/
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes