Quantcast
peoplepill id: jose-antonio-da-silva-torres
JADST
1 views today
1 views this week
José António da Silva Torres

José António da Silva Torres Portuguese officer

Portuguese officer
The basics
Quick Facts
Intro Portuguese officer
Was Military officer Soldier Officer
From Portugal
Type Military
Gender male
Birth 16 March 1782
Death 8 September 1848 (aged 66 years)
The details
Biography

José António da Silva Torres (Santarém, 16 de Março de 1782 — Santarém, 8 de Setembro de 1848), primeiro e único barão do Pico do Seleiro e visconde da Serra do Pilar, mais conhecido por General Torres, foi um general português.

Assentou praça no Regimento de Cavalaria 1 a 9 de Abril de 1800. Foi promovido a alferes em 1805, a tenente-ajudante em 1809, a capitão em 1810, a major em 1814, a tenente-coronel em 1820 e, finalmente, a coronel em 1821. Lutou na Guerra Peninsular, participando nas batalhas de Albuera, Salamanca, Vitória e Uzagre.

Quando, em 1823, D. Miguel saiu de Lisboa rumo a Vila Franca de Xira, o coronel Torres, então comandante do Regimento de Cavalaria 2, no Alentejo, deslocou-se para Santarém a fim de fazer frente às tropas afectas a D. Miguel. Estes eventos ficaram conhecidos por Vilafrancada. No ano seguinte ocorreu a Abrilada, que teve por consequência o exílio de D. Miguel. Enquanto isso não aconteceu, o coronel Torres sofreu perseguições e chegou a estar preso no Forte de Peniche.

Em 29 de Abril de 1826 os Liberais passaram a dominar Portugal e o coronel Torres foi nomeado comandante do Regimento de Cavalaria 8, sediado no Fundão. Entretanto, D. Miguel regressou do exílio e o coronel Torres foi imediatamente chamado a Lisboa e deportado para Santarém.

Em 1828, dá-se a revolta das tropas afectas a D. Miguel e o coronel Torres entra na conspiração. Participou então nas Guerras Liberais ao lado de D. Pedro. Teve aí lugar a sua acção militar mais famosa, que consistiu na defesa no mosteiro da Serra do Pilar, durante o Cerco do Porto.

Curiosamente, não se conhece nenhum retrato do General Torres.

Títulos e honrarias

Em 1828, após a defesa no mosteiro da Serra do Pilar, D. Pedro IV o nomeou general e agraciou-o com o título de Barão do Pico do Seleiro.

Por decreto de 1 de Dezembro de 1834, D. Maria II deu-lhe o título de Visconde da Serra do Pilar.

Foi depois nomeado tenente-rei da Torre de Belém e Marechal de Campo.

A Estação Ferroviária de General Torres, da Linha do Norte, junto à Avenida da República em Vila Nova de Gaia, homenageia José António da Silva Torres.

Bibliografia

  • Gomes, J. Costa, Há 170 anos Vila Nova de Gaia criava um herói: General Torres, Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia 56, 2003, pp. 7–13
  • Resenha das familias titulares do reino de Portugal, Imprensa Nacional, 1838, pp. 222–223
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
comments so far.
Comments
arrow-left arrow-right arrow-up arrow-down instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube stumbleupon comments comments pandora gplay iheart tunein pandora gplay iheart tunein itunes