Quantcast
peoplepill id: joaquim-lustosa-sobrinho
JLS
1 views today
1 views this week
Joaquim Lustosa Sobrinho
Brazilian politician

Joaquim Lustosa Sobrinho

Joaquim Lustosa Sobrinho
The basics

Quick Facts

Intro Brazilian politician
Was Politician
From Brazil
Type Politics
Gender male
Birth 30 May 1909
Death 23 October 1997, Teresina, Brazil (aged 88 years)
Star sign Gemini
Politics Social Democratic Party
The details (from wikipedia)

Biography

Joaquim Lustosa Sobrinho (Gilbués, 30 de maio de 1909 – Teresina, 23 de outubro de 1997) foi um advogado, professor e político brasileiro que exerceu o mandato de deputado federal pelo Piauí.

Formação profissional

Filho de Napoleão Ferreira Lustosa e de Maria Etelvina de Aguiar Lustosa. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Bahia em 1938 exerceu as profissões de advogado e professor, esta última no Ginásio Santa Terezinha em Teresina e na Escola Normal Regional de Floriano, além de lecionar Direito do Trabalho na Faculdade de Direito do Piauí.

Carreira política

Após o fim do Estado Novo filiou-se à UDN elegendo-se deputado estadual em 1947 e na Assembleia Legislativa foi líder de sua bancada. Eleito suplente de deputado federal em 1950 não chegou a exercer o mandato.

O lance mais ousado de sua carreira aconteceu em 1954 quando disputou o governo do estado pela coligação "Aliança Democrática Progressista" num pleito vencido pelo candidato do PSD, Jacob Manoel Gaioso e Almendra, todavia a projeção alcançada permitiu sua eleição para deputado federal em 1958. Tentou a reeleição em 1962 e ficou numa suplência sendo convocado para o exercício do mandato. Filiado à ARENA após a outorga do bipartidarismo pelo Regime Militar foi novamente suplente de deputado federal em 1966 não foi convocado a exercer o mandato encerrando a seguir a sua vida pública.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 16 Jun 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Reference sources
References
http://www.tre-pi.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores
http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=122217&tipo=0
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes