Quantcast
peoplepill id: francisco-inocencio-de-sousa-coutinho
FIDSC
4 views today
4 views this week
Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho

Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho

Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho
The basics

Quick Facts

Gender male
The details (from wikipedia)

Biography

Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho (Vila Viçosa, 28 de dezembro de 1726 — Madrid, 6 de fevereiro de 1780) foi um militar, diplomata e administrador colonial português.

Ocupou vários postos militares no Reino, após o que exerceu o cargo de governador e de capitão-general na capitania-geral do Reino de Angola entre 1764 e 1772, tendo sido antecedido por António de Vasconcelos e sucedido por António de Lencastre..

Depois de deixar o governo de Angola foi nomeado embaixador em Espanha, tendo falecido no exercício das funções.

Era filho de D. Rodrigo de Sousa Coutinho, vedor da Casa Real, e de D. Maria Antónia de São Boaventura e Meneses Paim. Foi pai de D. Rodrigo de Sousa Coutinho, primeiro conde de Linhares do título moderno; de D. Domingos António de Sousa Coutinho, primeiro conde e marquês do Funchal; de D. Francisco Maurício de Sousa Coutinho, governador-geral do Grão-Pará, e de D. José António de Meneses e Sousa Coutinho, Principal Sousa, membro do Conselho de Regência do Reino.

Ver também

  • Lista de governadores coloniais de Angola.
  • História de Angola

Referências

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes