Quantcast
peoplepill id: estrela-da-liberdade-alves-faria
EDLAF
1 views today
2 views this week
Estrela da Liberdade Alves Faria

Estrela da Liberdade Alves Faria

Portuguese painter
Estrela da Liberdade Alves Faria
The basics

Quick Facts

Intro Portuguese painter
Was Painter
From Portugal
Type Arts
Gender female
Birth 1910, Évora, Évora Municipality, Évora District, Alentejo
Death 1976 (aged 66 years)
Estrela da Liberdade Alves Faria
The details (from wikipedia)

Biography

Estrela da Liberdade Alves Faria (Évora, 9 de Outubro de 1910 — Lisboa, 1976), foi uma pintora portuguesa; pertence à segunda geração de pintores modernistas portugueses.

Biografia / Obra

Cabeça de rapariga (Prémio Columbano, 1945)

Frequentou a Escola de Belas-Artes de Lisboa, onde foi aluna de Veloso Salgado, e a Escola de Belas Artes, Paris (1938). Bolseira do Instituto de Alta Cultura para se aperfeiçoar nas técnicas da pintura a fresco e de cerâmica em França, Itália e Holanda (1948). Residiu em S. Paulo, Brasil, entre 1953 e 1958. Foi professora na Escola de Artes Decorativas António Arroio.

Expôs em diversos Salões da Sociedade Nacional de Belas Artes. Colaborou na decoração do Pavilhão Regional da Exposição do Mundo Português em 1940. Participou em multiplas exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro, de onde podem destacar-se: XXV Bienal de Veneza (1950); II Bienal de S. Paulo, Brasil (1953); III Bienal de S. Paulo (1955), em que vence o Prémio de Pintura da Secção Portuguesa; quatro edições das Exposições de Arte Moderna do S.P.N./S.N.I. (vence o prémio Columbano em 1945); II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, 1961; etc.

Expôs para a inauguração da Galeria Malhoa em Junho 1961 obras de época de Paris 1948-1956; Paisagem do sena,Cabeça de Rapariga, Nu e Jardim des plantes.

Entre as obras de pintura mural que realizou podem destacar-se: Museu de Arte Popular, Lisboa; Banco Nacional Ultramarino, Rio de Janeiro; Museu de Arte Popular, Lisboa; Cinema Alvalade, Lisboa ; Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz (antiga Escola Industrial e Comercial de Estremoz).

Está representada em coleções públicas e privadas, nomeadamente: Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Museu do Chiado, Lisboa; Museu da Cidade, Lisboa.

Prémios

  • 1937 - Medalha de ouro na Exposição Internacional de Paris
  • 1945 - Prémio Columbano

Ligações externas

Referências

Portal A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal da Arte
The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes