Quantcast
peoplepill id: domingos-de-castro-gentil-soares-branco
DDCGSB
1 views today
5 views this week
Domingos de Castro Gentil Soares Branco

Domingos de Castro Gentil Soares Branco

Portuguese sculptor
Domingos de Castro Gentil Soares Branco
The basics

Quick Facts

Intro Portuguese sculptor
Was Artist Sculptor
From Portugal
Type Arts
Gender male
Birth 20 December 1925, Lisbon, Lisboa, Portugal
Death 4 December 2013 (aged 88 years)
Star sign Sagittarius
Domingos de Castro Gentil Soares Branco
The details (from wikipedia)

Biography

Domingos de Castro Gentil Soares Branco (Lisboa, 20 de Dezembro de 1925 — Lisboa, 4 de Dezembro de 2013), conhecido por Soares Branco, foi um escultor e professor da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, autor da Águia do Benfica do Estádio da Luz e do busto de Sá Carneiro que se encontra na Praça do Areeiro (Lisboa), entre outras obras escultóricas notáveis.

Biografia

Natural de Lisboa, matriculou-se em 1944 na Escola de Belas Artes de Lisboa, onde foi aluno de José Simões de Almeida (Sobrinho) e de Leopoldo de Almeida, tendo concluído o Curso de Escultura em 1953. Ainda estudante, foi o 2.º classificado da edição de 1951 do Prémio de Escultura Soares do Reis, promovido pelo Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo (SNI).

Terminado o curso, empregou-se como desenhador na Escola Médica de Lisboa, no Campo de Santana, onde trabalhou até ter ingressado em 1958 como professor para a Escola de Belas Artes de Lisboa. Foi docente da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa durante mais de 30 anos, tendo-se aposentado em 1996, ao atingir o limite de idade.

Ao longo da sua carreira dedicou-se à escultura, com destaque para a produção de elementos escultóricos destinados a espaços públicos, e à medalhística. No campo da medalhística deixou uma vasta obra, tendo merecido vários prémios em concursos.

Foi grande a sua produção escultórica destinada a espaços públicos, estando presente em diversas cidade e vilas portuguesas, com destaque para Lisboa, Mafra, Santarém, Alcochete e Fátima.

São da sua autoria a estátua de Santo António implantada junto à igreja de Santo António de Lisboa, na Sé de Lisboa, a «Águia do Benfica» do Estádio da Luz, a alegoria intitulada «Vento Garroa» situada no Parque Eduardo VII (Lisboa), o busto de Francisco Sá Carneiro implantado na rotunda da Praça do Areeiro (Lisboa), o monumento à Travessia Aérea do Atlântico Sul implantado em Belém (Lisboa) e a estátua do papa Pio XII implantada em Fátima.

Contudo é em Mafra que se encontram algumas das mais notáveis obras de escultura pública da sua autoria, nomeadamente o «Monumento do Soldado Infante», o «Monumento Comemorativo do 1.º Centenário da Escola Prática de Infantaria» e um monumento à actriz Beatriz Costa. É também naquela vila portuguesa que foi criado em 1991 o Museu Soares Branco, localizado no Complexo Cultural Quinta da Raposa, para o qual o escultor doou grande parte do seu espólio, o qual é constituído por mais de 13 000 peças, incluindo estudos, maquetas e esboços.

Em 1962 foi autor dos grupos escultóricos da fachada do Tribunal de Tavira, pelo que foi pago 181 contos. Realizou a "Justiça ladeada pela Força e pela Lei", o Escudo de Armas da Cidade, duas placas da Lei e da Justiça e a composição "Domus Iustitiae".

Foi sepultado no Cemitério de Santarém.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 19 Aug 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Reference sources
References
http://expresso.sapo.pt/cultura/morreu-soares-branco=f845299
//www.worldcat.org/identities/containsVIAFID/99549079
https://viaf.org/viaf/99549079
https://isni.oclc.org/xslt/DB=1.2//CMD?ACT=SRCH&IKT=8006&TRM=ISN:0000000116914884
http://urn.bn.pt/nca/unimarc-authorities/html?id=221264
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes