Quantcast
peoplepill id: daniel-silveira
DS
1 views today
1 views this week
Daniel Silveira

Daniel Silveira

Brazilian politician
Daniel Silveira
The basics

Quick Facts

Intro Brazilian politician
A.K.A. Daniel Silveira
Is Police officer Politician
From Brazil
Type Law Politics
Gender male
Birth 25 November 1982, Petrópolis, Brazil
Age 38 years
Star sign Sagittarius
Politics Social Liberal Party
The details (from wikipedia)

Biography

Daniel Lucio da Silveira (Petrópolis, 25 de novembro de 1982), mais conhecido apenas por Daniel Silveira é um ex policial militar e político brasileiro, bacharelando em Direito, filiado ao Partido Social Liberal (PSL). Atualmente é um deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Vida política

Nas eleições de 2018 foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro para a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados através do Partido Social Liberal, com 31.789 votos (0,41% dos válidos).

Controvérsias

Placa em homenagem a Marielle Franco

Antes das eleições, viralizou nas redes sociais um vídeo em que aparece ao lado do deputado estadual eleito pelo Rio de Janeiro, Rodrigo Amorim em que quebravam uma placa que homenageava Marielle Franco, vereadora assassinada em 14 de março de 2018 na capital fluminense.

Colégio Pedro II

Em 11 de outubro de 2019, Rodrigo Amorim e Daniel Silveira, ambos do PSL, foram ao Colégio Pedro II, em São Cristóvão para fazer uma inspeção no Colégio Pedro II para a "Cruzada pela Educação", que é empreendida pelos dois parlamentares. Oscar Halac, que é o reitor da instituição, tentou impedir a entrada dos parlamentares, por não terem autorização.

"O episódio é lamentável. Os deputados, um federal, outro estadual, se basearam em fato não verídico de que poderiam entrar a hora que quisessem numa unidade federal. Trata-se de uma escola com crianças, e eles entraram filmando e procurando algo que pudesse comprometer ou contribuir para a propaganda eleitoral deles. Evidentemente, nada disso foi encontrado, apesar de ser uma escola que preza pelo pensamento crítico e pela livre expressão (…) Atrapalhou a aula, foi uma situação constrangedora, eles filmando, se portando como se fossem policiais."
— Oscar Halac

O reitor comunicou o evento à Polícia Federal, para analisar se houve abuso de autoridade por parte dos parlamentares. Rodrigo Amorim disse que a "Cruzada pela Educação" não tem "escopo ideológico" e alegou ter encontrado nos locais que visitou uma "forte doutrinação".

Em 18 de outubro de 2019 foi divulgado pelo jornal O Globo que a diretoria do Colégio Pedro II fez um registro de ocorrência na Polícia Federal. No mesmo mês, foi divulgado que Daniel Silveira terá que responder no Supremo Tribunal Federal (STF).

Agressão de jornalista

Em outubro de 2019 foi registrado em vídeo Daniel Silveira discutindo com o jornalista Guga Noblat. Ele joga o celular do jornalista no chão e diz:

"Arremessei. E aí irmão? Te bati, babaca. Vai no STF e me processa. Tu é um babaca, rapaz."

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota contra a ação do deputado:

"Não é a primeira vez que Daniel Silveira direciona violência a um jornalista. Em 20.set.2019, amplificou peças de desinformação sobre a revista AzMina, intensificando ataques virtuais às jornalistas que lá trabalham."
(…)
"A Abraji manifesta solidariedade a Guga Noblat e condena a ação de Daniel Silveira. A agressão a um jornalista que está no exercício da profissão é absolutamente incompatível com a Constituição Federal, que o deputado jurou cumprir ao assumir o cargo, e um atentado direto à democracia que lhe garante o mandato. Um deputado federal deve 'tratar com respeito (...) os cidadãos com os quais mantenha contato no exercício da atividade parlamentar', como determina o Código de Ética da Casa, independentemente do tipo de questionamentos a que seja submetido."
(…)
"A Câmara dos Deputados deve tomar providências para determinar se houve infração ao decoro parlamentar e aplicar as sanções cabíveis."

PL sobre Vítimas do Comunismo no Brasil

Em outubro de 2019, Daniel Silveira protocolou um Projeto de Lei (PL) que tem o objetivo de instituir o Dia Nacional em Memória das Vítimas do Comunismo no Brasil. O deputado não citou os números de "genocídios" no país. Também sugeriu que deve ter campanhas para "conscientizar" os brasileiros da "ameaça comunista". O cientista político Eduardo Grin, da Fundação Getúlio Vargas ( FGV), chamou a proposta do deputado do PSL de "absurda" e desmentiu o político sobre fatos históricos relacionados ao comunismo.

Comentário sobre o STF

Em novembro de 2019, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) vetar a prisão em segunda intânicia, Daniel Silveira publicou Twitter: "Se precisar de um cabo, estou a (Sic) disposição". A postagem é uma referência a declaração de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que disse em sua campanha política em 2018: "Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo (…) Tira o poder da caneta da mão de um ministro do STF, o que ele é na rua?"


Ligações externas

  • Portal de biografias
  • Portal da política
  • Portal do Brasil
The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 29 Dec 2019. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Reference sources
References
https://especiais.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/candidatos/rj/deputado-federal/daniel-silveira-1796/
https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/10/03/interna_politica,994042/correligionarios-de-bolsonaro-quebram-placa-que-homenageava-marielle.shtml
https://oglobo.globo.com/rio/deputados-do-psl-entram-no-colegio-pedro-ii-sem-autorizacao-para-vistoria-provocam-confusao-24012387
https://oglobo.globo.com/rio/diretoria-do-colegio-pedro-ii-faz-registro-de-ocorrencia-na-pf-contra-deputados-do-psl-por-abuso-de-autoridade-24026917
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/deputado-que-inspecionou-escola-no-rio-respondera-no-stf,bd214588a619738bbad7f42f1d7bca5ahdrd246n.html
https://epoca.globo.com/guilherme-amado/video-deputado-do-psl-arremessa-celular-de-reporter-no-chao-24022898
https://www.abraji.org.br/noticias/deputado-federal-ataca-jornalista-na-camara-dos-deputados
https://www.metropoles.com/brasil/politica-br/deputado-do-psl-propoe-dia-das-vitimas-do-comunismo-no-brasil
https://veja.abril.com.br/politica/deputado-do-psl-ameaca-stf-se-precisar-de-um-cabo-estou-a-disposicao/
https://epoca.globo.com/daniel-silveira-infiltrado-vive-seus-dias-de-gloria-1-24030372
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes