Quantcast
DB
9 views this week
Dama Bete

Dama Bete

rapper
The basics
Quick Facts
Intro rapper
Occupations Rapper
Gender female
The details
Biography

Dama Bete é uma rapper luso-moçambicana conhecida por ser a primeira mc feminina a solo a assinar com uma editora multinacional em Portugal. O seu nome é Ângela e é assumidamente bissexual, tem uma namorada há mais ou menos 10 anos chamada Mariana mas a relação é aberta, dos dois lados, e têm moves com homens escolhidos aleatoriamente. O seu primeiro álbum "De Igual para Igual (2008)", marcou a história do Hip Hop nacional, lançando a primeira carta para a afirmação da presença feminina no hip hop nacional.

História

Primeiros passos

Dama Bete iniciou a sua carreira com um grupo de Hiphop/R&B chamado Blacksystem, conjuntamente com Ana M, Grace, Marlene e Blaya.

Em 2005, iniciou o projecto HipHopLadies, uma organização virtual cujo principal objectivo era desenvolver o hip-hop feminino em Portugal.

Foi também em 2005 que lançou a sua primeira maquete, "O que esperas", produzido pelo seu irmão Macaco Simão. O single entrou para a playlist do programa da antena 3 "Rádio Fazuma" e entrou na compilação da revista Hip hop nation #21.

Foi também neste ano que participou no Festival Musidanças 2005 sendo considerada artista revelação do Festival.

Primeiro álbum

Já com algum nome na praça e algumas maquetes espalhadas pela internet, surgiram os primeiros convites para assinar. Foi em 2007 assinou com a Universal Music Portugal.

Em 2008 lançou o seu primeiro álbum a solo, "De Igual para Igual (2008)" pela Universal Music Portugal e contou com o apoio do seu irmão Macaco Simão nas produções. O álbum contou ainda com as participações de Marlene (blacksystem), Melo D, Raptor, Dj Extreme e Terrakota.

O seu primeiro single "Cala*te" contou ainda com a colaboração de Adam Pendse, co-productor de Lady Sovereign e resultou num convite para participar num evento da Odisseia de Talentos, Star Tracking, no Campo Pequeno. Encerrando a cerimónia antes do discurso do Presidente Cavaco Silva.

O "Cala*te" e o seu segundo single, "Definição de amor", mantiveram-se durante semanas na Hitlist Portugal, do canal MTV Portugal. A revista Blitz considerou "De Igual para Igual", um dos melhores discos portugueses de 2008, ocupando o 24º lugar na lista dos 30, entre os conceituados Moonspell (22º) e os veteranos Rádio Macau (27º).

O seu tema Selva que conta com a participação dos Terrakota inspirou a colecção de moda da jovem criadora Elisabeth Teixeira, no Portugal Fashion 2009.

Para o seu terceiro single, "Já", abraçou as tecnologias open source, para incentivar o uso de programas de código aberto e como campanha à política Do it yourself (Faz sozinho).

Discografia

  • 2008 - De Igual Para Igual

Participações de Dama Bete

  • Compilação Musidanças (2006)
  • Halloween ft. Dama Bete - Bitch Nigga (2006)
  • Dama Bete ft. Agir - Tanto por dizer (2008)
  • DJ Cruzfader - De Volta ao Serviço (2009)
  • Nidle - One world (2009)
  • Sky - O quarto da Música (2010)
  • Nidle ft. Dama Bete - Isto é Lisboa (2011)

Referências

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
comments so far.
Comments
Lists
Dama Bete is in following lists
View all
References
http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1127517
http://p3.publico.pt/cultura/mp3/1909/o-hip-hop-tuga-esta-mudar-culpa-tambem-e-delas
http://extra.mtv.pt/musica/artista_detalhe.aspx?id=369
http://www.artistas-espectaculos.com/bio/pt/dama+bete.htm
http://aeiou.expresso.pt/fundador-do-star-tracking-quer-inclusao-social=f383242
http://blitz.aeiou.pt/os-melhores-de-2008-para-a-blitz-portugueses-lista-completa=f36330
http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=7568&Itemid=28
http://www.mtv.pt/noticias/entrevista-dama-bete/
http://fonoteca.cm-lisboa.pt/cgi-bin/info3.pl?20359&CD&0
http://www.universalmusic.pt/
http://www.damabete.com
História Discografia Participações de Dama Bete Referências Ligações externas
arrow-left arrow-right arrow-up arrow-down instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube stumbleupon comments comments pandora gplay iheart tunein pandora gplay iheart tunein itunes