peoplepill id: antonio-vitorino-da-franca-borges
AVDFB
Portugal
1 views today
2 views this week
António Vitorino da França Borges
Portuguese writer

António Vitorino da França Borges

The basics

Quick Facts

Intro
Portuguese writer
Gender
Male
Star sign
CapricornCapricorn
Birth
10 January 1871, Sobral de Monte Agraço, Lisbon, Portugal
Death
5 November 1915, Davos-Platz, Davos, Prättigau/Davos Region, Switzerland (aged 44 years)
Age
44 years
The details (from wikipedia)

Biography

António Vitorino da França Borges (Sobral de Monte Agraço, Sobral de Monte Agraço, 10 de Janeiro de 1871 — Davos-Platz (Suíça), 5 de Novembro de 1915) foi um funcionário público, jornalista, escritor, político, maçon e lutador pelos ideais republicanos em Portugal. Foi tio paterno do militar e político homónimo António Vitorino da França Borges (1901-1989).

Biografia

Funcionário Público e Jornalista, colaborou em diversos periódicos, nomeadamente com os jornais "Vanguarda", "País" e "A Lanterna", antes de fundar "O Combate" e "A Pátria". Escreveu vários textos contra a ditadura franquista e assinou com Heliodoro Salgado o panfleto "O Combate". Deputado do Partido Republicano Português, fundou em Novembro de 1890 o jornal "O Mundo", que dirigiu até à sua morte, utilizando-o como o ataque ao regime monárquico, e o qual se veio a tornar o órgão mais importante da propaganda Republicana.Também colaborou no semanário humorístico O Xuão(1908-1910) e no seguimento deste: O Zé(1910-1919).

"O Mundo" funcionava como órgão oficioso do Partido Republicano Português e, mais tarde, do Partido Democrático. Republicano desde muito jovem, esteve preso e exilado e teve os seus jornais suspensos ou mesmo proibidos devido aos ataques violentos contra a Monarquia.

Foi iniciado na Maçonaria em 1901, na Loja Montanha, de Lisboa, com o nome simbólico de Fraternidade. Transitou depois para a Loja Justiça e, em 1905, para a Loja O Futuro, da qual foi Venerável Mestre, ambas também de Lisboa, e todas afectas ao Grande Oriente Lusitano.

Foi preso na sequência da tentativa revolucionária de 28 de Janeiro de 1908 e exilou-se em Espanha. Regressou com a implantação da República Portuguesa e foi eleito Deputado em 1911 e ingressou no grupo Democrático. Depois de 5 de Outubro de 1910, "O Mundo" tornou-se o órgão oficioso da Ala Esquerda do Republicanismo.

Atingiu em 1914 o Grau 7.° do Rito Francês.

Faleceu, vítima de tuberculose, num sanatório em Davos-Platz (na Suíça), a 5 de Novembro de 1915, estando sepultado no Cemitério do Alto de São João.

Em 1925 foi erigido na Praça do Príncipe Real, em Lisboa, um monumento que o retrata, da autoria do escultor Maximiano Alves, onde a figura feminina da República o observa. O seu nome é lembrado na toponímia de diversas localidades portuguesas.

Notas

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 07 Aug 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.
Lists
António Vitorino da França Borges is in following lists
comments so far.
Comments
From our partners
Sponsored
Reference sources
References
António Vitorino da França Borges
arrow-left arrow-right instagram whatsapp myspace quora soundcloud spotify tumblr vk website youtube pandora tunein iheart itunes