Zaika dos Santos
Quick Facts
Biography
Zaika dos Santos é uma multiartista, cientista de dados, curadora, designer, especialista em Inteligência Artificial, engenheira de prompt, ficcionista, divulgadora científica e pesquisadora afro-brasileira. Se destaca na atuação e pesquisa em movimentos especulativos negros, como o Afrofuturismo.
Biografia
Zaika nasceu em Belo Horizonte, em fevereiro de 1988. Formou-se em Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É Cientista de Dados pela Digital House. É pós-graduanda Lato Sensu no Centro Universitário UNA.
Iniciou sua atuação no meio cultural através da música e da arte-educação. Como artista plástica participou de mostras e exposições com obras que abordam a cultura afro-brasileira e afrodiaspórica.
Pesquisa a interseção entre os campos da Arte, Ciência e Tecnologia e a atuação e pioneirismo da população africana e afrodescendente neles, atuando em parceria com instituições, museus e universidades, assim como em ações de divulgação científica. Coordena o núcleo brasileiro do Black Speculative Arts Movement (Movimento das Artes Especulativas Negras), rede global de criativos e pesquisadores de movimentos especulativos negros, fundada por John Jennings e Reynaldo Anderson.
Foi selecionada para apresentar sua pesquisa "O Afrofuturismo Brasileiro - Arte, Ciência e Tecnologia Afro-latinoamericana" ao lado de Reynaldo Anderson em dezembro de 2022, no Segundo Encontro Continental de Estudos Afro-Latino Americanos ALARI, na Universidade de Harvard.
Foi liderança negra brasileira pelo Fundo Alas - Fundação Tide Setubal, Porticus e Ibirapitanga. É cientista filiada ao 500 Women Scientists, curadora da II Bienal Black Brasil Art, da exposição 'Mulheres na Ciência: Olhares Sobre o Futuro' - Aliança Francesa, da 'Exposição Imersiva Afro-Remix' - BSAM Brasil, Afro-Remix 2.0, que integra a programação do festival "Fall of the Weimar Republic: Dancing on the Precipice", do Carnegie Hall e de outros artistas em exposições nacionais e internacionais. Também atua com Design Gráfico, Design Estratégico, Storytelling, sendo curadora de Afrofuturismo e Design de Ficção da Semana de Inovação 2023 da Enap. Possui treinamento em cenários do futuro através do 'Afrofuturism 2.0 and Global Security Foresight' utilizando a metodologia de Horizon Scanning, junto à Instituição N Square.